5 erros financeiros que podem quebrar o seu negócio

5 erros financeiros

Temos que ter um cuidado muito grande com nossas finanças, pois por diversas vezes a ausência de foco gera alguns erros financeiros clássicos e bem comuns. Esses erros podem fazer o seu negócio quebrar. Então sem mais delongas, vamos para os 5 erros que podem fazer seu negócio quebrar e como você pode evitá-los.

1 – Não separar as finanças pessoais das empresariais

Erro mais clássico que esse, impossível. Muitos empresários e empreendedores acabam confundindo que sua vida pessoal e suas finanças pessoais se remetem unicamente a ele assim como as finanças empresariais se remetem unicamente a empresa. E quando confundem e misturam isso o que acontece? Saí dinheiro da empresa para pagar despesa pessoal.

Isso impacta negativamente no caixa da empresa. Sugestão é: Retirar dinheiro para fins pessoais da empresa, contabilize como pró-labore, essas ações vão ser parecidas e funcionaram como um adiantamento.

2 – Não conhecer o seu mercado de atuação

Quando não conhecemos algo, não sabemos o que esperar, certo!? Pois é, precisamos conhecer o mercado que estamos inseridos, seja no segmento ou no produto comercializado. E por que isso é tão importante? Porque assim conseguiremos realizar as medições do impacto comercial e financeiro que o caixa terá, com base no mercado de atuação como: prazo médio de venda, compra, produção e volume de estoque.

3 – Contar com valores que não fazem parte do caixa

Muitas das vezes acabamos superestimando o real valor que possivelmente iremos receber, com isso o erro financeiro aqui é realizar operações (saídas) contando com um valor que não está presente irá suprir essas operações.

Devemos trabalhar sim com projeções, mas para que possamos nos preparar para o futuro e não para operacionalizar, gastar no presente, dinheiro presente é aquele que você pode contar no momento de uma ação.

4 – Não ter um planejamento financeiro

Planejamento financeiro é a ação presente para um futuro de sucesso. E com as finanças não é diferente. Temos que planejar, organizar nossas operações financeiras – no item 3 o que falamos? “Devemos trabalhar sim com projeções, mas para que possamos nos preparar para o futuro e não para operacionalizar, gastar no presente, dinheiro presente é aquele que você pode contar no momento de uma ação.”

Isso é planejamento, avaliar o possível futuro para determinar estratégias pontuais. E não estamos falando apenas de avaliar o futuro em relação ao que vai entrar de dinheiro mas com o que vai sair também. Visualizar o presente e preparar o futuro é planejamento financeiro de sucesso e as ações podem ser importantes a ponto de evitar que seu negócio quebre.

5 – Não usar uma solução de Gestão Financeira

Para que possamos organizar nosso conhecimento sobre o mercado, não misturar nossas finanças pessoais com as da empresa, fazer um bom planejamento financeiro e avaliar o que tem de fato de dinheiro em caixa no presente momento e com total assertividade e segurança, somente com uma boa solução de gestão financeira.

A solução Controlle, consegue lhe ajudar a evitar esses erros e impulsionar seus resultados. Está esperando o que para fazer sua empresa evoluir? O Controlle pode lhe a conquistar o seu merecido sucesso.

Conclusão

Com essas dicas, fica muito mais fácil ter um bom controle de caixa e assim evitar que sua empresa sofra com erros financeiros que poderiam ter sido evitados.

Gostou? Compartilhe esse post com alguém ou comente sobre o tema na caixa de comentários abaixo.

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade