5 motivos para você começar a pensar em fidelização de clientes

Você já ouviu falar em fidelização de clientes? É uma prática muito utilizada por empresas de todo o mundo e pode fazer você economizar muito dinheiro.

Fidelização de clientes consiste em utilizar ações durante a venda e o pós-venda que visam fazer o cliente se apaixonar pela marca.

Isso mesmo, se apaixonar. De forma que ele queira comprar mais produtos daquela marca e fale delas pros amigos, exatamente como se fosse um primeiro amor.

Ele se apaixona por aquela empresa e cria com ela um relacionamento, e torna-se função da empresa zelar por essa relação de confiança e satisfação que pode gerar bons frutos.

Segundo o blog da Ademd, uma 56% dos consumidores dizem não perder a oportunidade de ganhar prêmios e milhas nos seus programas de fidelidade, mesmo quando essas premiações são pequenas.

Segundo o mesmo site, 68% da geração Millennials (geração Y) afirmam que não seriam fiéis a uma marca se essa não tivesse um forte programa de fidelidade.  

Programas de fidelidade consistem basicamente em um programa de recompensas, em que o cliente ganha vantagens comprando daquela marca.

As vantagens variam, podem ser descontos, promoções e até brindes como produtos gratuitos da marca.

Essa é uma forma que as marcas encontraram de fomentar o relacionamento com o cliente, fazendo com que a marca fique presente no dia a dia do consumidor.

No artigo de hoje, separamos 5 motivos pelos quais sua empresa deve cogitar começar a pensar em fidelização de clientes.

1 – É mais barato

Você sabia que conquistar um novo cliente é 6 a 7 vezes mais caro que manter um cliente atual? Pois é. Esse é o principal motivo pelo qual empresas de todo o mundo investem em fidelização de clientes.

Vender mais gastando menos é o sonho de todo empreendedor e com um programa de fidelização de cliente bem estruturado isso é possível.

Uma vez que o cliente foi fidelizado, ele não precisará mais de tanto esforço por parte da marca. Ele já conhece a empresa, gosta dela e considera comprar dela antes do concorrente.

É um negócio extremamente rentável para a empresa pois, se o consumidor já conhece e gosta daqueles produtos, por que se arriscando comprando de outra marca?

2 – Gera novos clientes

Quando se tem clientes fidelizados, cria-se um exército de promotores da marca. É propaganda gratuita sendo feita todos os dias.

Como já dissemos, o consumidor se apaixona pela marca e, por isso, decide declarar seu amor contando a amigos e familiares.

É o tipo mais efetivo de marketing: o marketing boca a boca.

A partir do momento que um amigo seu te indica um determinado produto, diz que o produto é muito bom e que ficou encantado, é altamente provável que você também se interesse por aquele produto.

O nome disse é prova social, é um fenômeno estudado pela psicologia que diz que o ser humano tende a refletir as ações dos outros a fim de demonstrar um comportamento correto.

A indicação de amigos e familiares também é um excelente gatilho mental, pois, se alguém de confiança já diz que o produto é bom, é pouco provável que a pessoa vá gastar tempo procurando por outras marcas.

Sendo assim, você pôde perceber que ter clientes fiéis pode gerar inúmeros novos clientes sem que você gaste “um tostão” a mais com isso.

3 – Te dá “boa fama”

Essa vantagem está muito ligada ao que acabamos de falar. Bom, se as pessoas saem por aí falando bem da sua marca, você ganha boa fama.

E marcas que têm boa fama se vendem praticamente sozinhas. Você conhece alguém que comprou um produto extremamente caro mesmo tendo sido mal atendido?

Aposto que esse produto era de uma marca famosa! Não que o mau atendimento deva ser premiado, mas essa é a realidade.

Muitas pessoas compram determinados produtos pela fama da marca e pelo status que ela dá, sem se preocupar com preço e sem nem olhar para os concorrentes.

4 – Te permite cobrar mais caro pelos produtos

Se o cliente é fiel a sua marca, sinal de que gosta do produto que você vende.

Agora eu te pergunto: se você utiliza sempre um produto, gosta muito dele e não pensa em trocá-lo, procuraria por outro se o preço aumentasse um pouco?

Não, né? Porque para a maioria das pessoas vale a pena pagar um pouco mais para não ter surpresas desagradáveis; vale a pena pagar um pouco mais pela certeza.

É por isso que marcas que tem um grande número de clientes fiéis podem cobrar mais caro por seus produtos.

5 – Te coloca, automaticamente, na frente da concorrência durante uma decisão de compra

Imagine que você venda produtos para cabelo. Um dos seus clientes utiliza toda a sua linha de shampoo, condicionador e creme de pentear para cabelos oleosos.

Já são meses (talvez anos!) utilizando os mesmos produtos. O shampoo acaba. Quem você acha que aquele cliente vai procurar?

Você, é claro.

Da mesma forma, se esse mesmo cliente decide pintar o cabelo e agora precisa de uma linha capilar para cabelos tingidos e você tem uma linha com essas características. Qual marca ele vai procurar primeiro?

A sua, é claro!

Viu como tudo está interligado? Encantar os clientes e criar programas de fidelização para criar um exército de clientes fiéis que vão levar ainda mais clientes até a sua marca, aumentando sua fama e sua receita.

E, ao mesmo tempo, você pode tirar clientes do seu concorrente utilizando bons programas de fidelização.

Segundo o blog da Ademd, 69% das pessoas dizem que escolheriam uma marca diferente da acostumada se ganhassem mais pontos ou milhas por isso.

Portanto, aproveite o máximo o que a fidelização de clientes pode oferecer para o seu negócio e estruture o seu programa de fidelidade para já!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade