5 dicas para aumentar o faturamento da empresa sem quebrar o caixa

O aumento do faturamento de uma empresa não está ligado apenas à conquista de novos clientes, como muitos empreendedores pensam. A redução de custos e o desenvolvimento de um bom trabalho com os clientes atuais, estimulando a geração de novas receitas por parte deles, também influenciam diretamente nessa questão.

Muitas vezes, pequenas atitudes levam o empresário a obter maior faturamento e rentabilidade. Contudo, muitos acreditam que esta é uma tarefa impossível de ser realizada sem grandes investimentos, o que é um equívoco. Por isso, o assunto do post de hoje é direcionado a você, que busca aumentar o faturamento de sua empresa sem investir tanto.

Confira as nossas dicas, adapte-as à realidade do seu negócio e veja os resultados nos gráficos de controle financeiro de sua empresa!


1 – O primeiro passo para aumentar o faturamento é reduzir custos

A melhor forma de aumentar o faturamento de sua empresa sem ter que realizar investimentos é reduzindo os custos. Para isso, o primeiro passo é fazer uma análise de todos os centro de custos da empresa, avaliando aqueles que geram mais despesas e por quê.

 

Com essa avaliação em mãos, procure o responsável pela área e tente entender o que é possível ser modificado futuramente para a contenção dos gastos. A partir desse levantamento será possível identificar onde executar cortes, além de definir planos de ação para a redução de custos fixos.

 

Você pode desenvolver uma campanha interna para a redução do consumo de energia elétrica, por exemplo, apagando as luzes, desligando as telas dos computadores e o ar-condicionado ao sair; ou buscar novos fornecedores para reduzir as despesas com plano de internet.

 

A telefonia, por exemplo, pode ter seus custos reduzidos ao implantar a utilização de sistema VOIP, ligações realizadas por meio de um IP e servidores de internet, que têm custo consideravelmente inferior, ou mesmo buscar a empresa escolhida para negociar planos mais interessantes conforme a necessidade de seu negócio.

 

2 – Terceirize serviços que não contemplem seu core business ou não têm muita demanda

O custo de contratação de funcionários é consideravelmente alto, levando em conta não apenas o salário, mas os encargos, benefícios e variáveis, como comissões e bonificações, por exemplo. Por isso, para aumentar o faturamento de sua empresa, talvez você deva considerar a terceirização de alguns serviços.

 

Propaganda, marketing, contabilidade e outras atividades não relacionadas diretamente ao seu core business, ou que têm menor demanda por parte de seus clientes, podem ser reavaliados como possibilidade de terceirização. Com isso, há o aumento de sua margem de lucro por meio da redução de custos operacionais.

 

3 – Identifique oportunidades de novas vendas em seus clientes atuais

Ao investir em conhecer melhor seus clientes, estabelecendo um relacionamento mais próximo, é possível identificar novas oportunidades de negócio, aumentando o faturamento da empresa sem precisar mexer nos investimentos.

 

Isso porque, como já se sabe, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) pode ser até 7 vezes mais caro do que reter os já existentes. Com o investimento na fidelização, seus atuais consumidores estarão mais propensos a realizar novas aquisições junto à sua empresa. Dessa forma, você consegue identificar as necessidades reais desses clientes e oferecer uma solução que se encaixe na demanda. Será mais fácil aumentar o faturamento por meio de upselling (utilizado para empresas que têm serviços por planos, possibilitando a migração deles) ou crosseling (produtos ou serviços complementares aos já adquiridos por seus clientes) — conforme regras de negócio dos seus produtos ou serviços.

 

4 – Opte por investir em marketing digital para aumentar o faturamento de sua empresa

Além de seus resultados serem mais facilmente mensuráveis, o marketing digital tem como vantagem a necessidade de investimentos menores que nas ações tradicionais e um alcance consideravelmente maior, o que é uma excelente forma de aumentar o faturamento de sua empresa. Uma outra questão relevante é que você pode começar investindo pouco e aumentar o orçamento direcionado à prática conforme o ROI (retorno sobre o investimento) aparecer.

 

Aproveite os benefícios da internet para expandir a sua marca, atrair, se relacionar e converter novos clientes, garantindo o aumento do faturamento de sua empresa, sem investir tanto.

 

5 – Invista em treinamentos e processos para seus funcionários

Uma equipe qualificada, certamente, trará mais resultados. Por isso, é importante que você invista na capacitação de seus funcionários, assim como na estruturação de processos de venda que possam reduzir custos de operação.

 

Para os treinamentos e estruturação de processos, você tem diversas opções para ter grande retorno com baixo investimento. Por exemplo, você pode usar seus funcionários que mais se destacam para identificar o que gera mais resultados, transformar isso em treinamento e processos, aplicando aos demais.

 

Buscar novidades de boas práticas no mercado, que estimulem o aumento das vendas ou a redução de custos nos processos atuais também é uma excelente forma de aumentar o faturamento de sua empresa. A exemplo, podemos citar o processo de inside sales, que trabalha com a geração de leads e processo de automação de marketing até que o cliente esteja preparado para uma compra. Só então os vendedores entram em ação para finalizar o negócio.

 

Leia também:

Quais as diferenças entre faturamento e lucro líquido da empresa?

Como aumentar o faturamento e a competitividade da minha empresa?

Fluxo de caixa: Tudo o que você precisa saber

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade