9 características de um bom líder

Poucas pessoas refletem sobre as qualidades necessárias para ser um bom chefe ou líder de equipe. Nessa reflexão, a maioria dos aspectos retratados diz respeito ao lado negativo da posição: chefes tiranos que maltratam seus empregados, chefes que deixam de valorizar o trabalho de inferiores com medo de sua ascensão. Há, entretanto aqueles que desafiam e motivam seus empregados? Aqueles que aumentam a produtividade e o desempenho geral da equipe? Sim.

Ser um bom chefe é mais do que um simples emprego, exige tino e aprendizado constante. Chefes, entre outras características, supervisionam departamentos e a empresa como um todo, tendo uma visão geral sobre as efetivas necessidades de cada setor.  Descubra abaixo se você possui as características necessárias de um líder e se realmente está preparado para exercer esse cargo.


1 – Competência

O primeiro e mais importante aspecto a ser considerado na qualificação de um líder é sua competência profissional. O indivíduo deve conhecer bem as atividades que coordenará e também ser capaz de fazê-las. É necessário entender as responsabilidades e as tarefas desempenhadas por cada posição na empresa.

Isso ocorre por meio de experiência profissional, progressão na carreira e estudo minucioso sobre as atividades a serem desempenhadas. Ainda que tenha alcançado esta posição devido a sua competência, um chefe não deixa de trabalhar suas falhas e seus pontos fracos, já que está em uma evolução constante.

2 – Visão

Chefes precisam ver a direção para qual caminha a empresa e, por meio de suas ações, proporcionar essa evolução institucional. Assim, um bom chefe é aquele que segue a missão da empresa (sua empresa não tem uma? Pois deveria!), e trabalha no sentido de concretizá-la. Além disso, ele deve prever problemas antes que eles ocorram.

3 – Trabalho em equipe

Além de ser capaz de confiar em seus subordinados, chefes precisam coordená-los e harmonizar suas atividades dentro da equipe. Ainda que a hierarquia seja inerente à posição exercida, um bom líder é aquele que fomenta lealdade e produtividade. As responsabilidades delegadas aos empregados devem ser correspondidas por meio de atitudes concretas, sem a necessidade de constante supervisão e correção. Caso contrário, o chefe deve repreendê-los e fazer eventuais substituições.

4 – Liderança

Nem todas as pessoas são capazes de liderar. Existem personalidades mais propícias a essa atividade. Normalmente, são pessoas com instinto motivador e executor, que consegue captar a admiração de outras pessoas por meio de suas atitudes e, assim, delegar diretivas para a execução de tarefas. Além disso, chefes devem saber quando tomar alguma atitude, diretamente. Nem sempre é necessário delegar tarefas e bons chefes sabem quando “colocar a mão na massa”.

5 – Exemplo

Bons líderes também agem por meio de exemplo. Não basta pedir que seus funcionários economizem energia e papel se você mesmo não segue essas orientações. Um exemplo interessante de líder com essa característica é o Papa Francisco, que dispensa certas regalias do cargo e tem um estilo de vida frugal. Assim, visite o “chão de fábrica”, ouça de perto as demandas dos empregados e aja de acordo com as diretrizes da empresa.

6 – Iniciativa

Líderes devem ser, ainda, pessoas de iniciativa. Isso significa trabalhar em cima de uma ideia até o ponto de sua implementação, e não apenas sugerir conceitos e esperar que eles sejam adotados. Nesse momento, é importante que as adversidades sejam consideradas meros contratempos entre o presente e a efetiva conclusão de determinado projeto.

Steve Jobs, por exemplo, foi o responsável pela criação dos computadores pessoais. Nos anos 1970, quando computadores ainda eram maiores do que salas de aula, ele já pretendia produzir modelos que pudessem ser vendidos a usuários particulares, para uso doméstico.

7 – Resiliência

Resiliência significa a capacidade de lidar com problemas e de superar obstáculos. Como líder, será necessário exercer essa habilidade de forma constante, ainda mais durante flutuações do mercado. O mercado de trabalho e o cenário econômico estão em constante transformação, o que demanda mudança, adaptação e aptidão para direcionar a empresa nessa transição.

8 – Comunicação

Bons chefes sabem se comunicar. Essa é uma máxima que define todas as relações empresariais, porque a comunicação pode ser interna (com empregados e departamentos) e externa (com clientes e investidores). A capacidade comunicativa é demonstrada por meio de interações respeitosas e que não subestimam a capacidade de seus interlocutores.

Além disso, é essencial que as informações sejam tratadas de forma sensível, ou seja, que segredos de indústria sejam mantidos, que informações pessoais dos empregados sejam respeitadas.

9 – Habilidade de lidar com pessoas

Sejam elas seus empregados, sejam elas clientes, é necessário que um chefe saiba lidar com pessoas. Para isso, não basta saber se comunicar. É preciso ouvir sugestões, comentários, perceber inaptidões e motivar em momentos de dificuldade. Entretanto, um líder também precisa saber ser direto e duro, quando necessário.

Mais do que características inatas, esses atributos podem também ser desenvolvidos por meio de experiência profissional e de capacitação técnica. Ainda assim, se você não se encaixa nesse perfil, é possível se enquadrar em outros tipos profissionais e atingir diferentes patamares de sucesso. O importante é o reconhecimento de que essas habilidades demandam constante aprimoramento e reflexão.

Você é um líder? Quais características você precisa aprimorar? Conte para nós.

Leia também:

Você é chefe ou líder?

Networking: criando conexões para alavancar novos negócios

7 dicas para aplicar a gestão de RH a favor da sua empresa

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade