9 vantagens do uso do SAAS para a sua empresa

Automatizar processos e aumentar o desempenho e a produtividade empresarial é uma necessidade cada vez mais presente no dia a dia de qualquer empresa ao redor do mundo. Não importa qual seja o tamanho do negócio, os gestores tendem sempre a buscar ferramentas que permitam reduzir despesas e aumentar o desempenho de todos os departamentos da empresa.

Estas melhorias, no entanto, precisam ser realizadas de modo que não resultem em gastos adicionais importantes e que não prejudiquem os processos habituais da empresa. Neste cenário, uma importante ferramenta vem se destacando no segmento empresarial: o conceito “Software as a Service” (Software como serviço, em tradução livre), também conhecido como SAAS.

No artigo de hoje você entenderá um pouco mais sobre o SAAS para empresas e conhecerá 9 vantagens do uso SAAS para empresas de qualquer tamanho. Continue a leitura e saiba como promover a evolução que seu negócio precisa de maneira organizada e sem pesar no orçamento!

O que é SAAS para empresas?

O SAAS é um conceito baseado na utilização empresarial de um ou mais softwares que utilizam plataformas digitais e online para funcionarem, e que permitem ao gestor utilizar uma série de ferramentas a seu favor de qualquer lugar do mundo, por meio da internet. Neste modelo, o custo tende a ser reduzido e os processos tendem a ganhar maior mobilidade no dia a dia.

Com o avanço das startups, é cada vez maior o número de ofertas de softwares de gestão, destinados tanto a pequenos negócios quanto a grandes corporações. E são estes softwares online, como o Controlle, que permitem ao administrador fazer uso do SAAS no dia a dia do negócio.

As vantagens do uso do SAAS

São muitas as vantagens que este conceito pode trazer para as empresas e seus colaboradores. A seguir, você conhecerá 9 benefícios relacionados ao uso do SAAS e entenderá por que vale a pena investir em um software de gestão online para sua empresa.

Confira!

1 – Redução de custos com licenças

Por se tratar de um produto que é utilizado após pagamentos periódicos – somente enquanto seu papel faz sentido para o negócio, os softwares online tendem a ser mais baratos e acessíveis para qualquer empresa. Isso porque, em geral, o alto custo por licenças de software – que pesava no bolso dos empreendedores uma década atrás, por exemplo, é deixado de lado.

É comum encontrar softwares online de gestão e processos que oferecem diversas opções de mensalidades e ferramentas, que permitem ao getor escolher a melhor opção para suas necessidades e resultam em grande economia. Além disso, este modelo de cobrança e pagamento costuma permitir às empresas realizar um planejamento financeiro e controle muito mais preciso, adaptando os custos para implementar o software de gestão no seu orçamento anual.

2 – Redução de infraestrutura e manutenções

Devido ao fato de serem hospedados na nuvem, os softwares online reduzem a necessidade de manutenções e infraestrutura – que tanto apavoraram as empresas alguns anos atrás. Não há mais a necessidade de manter dezenas de servidores e redes extensas, o que acaba reduzindo o consumo de energia, mão-de-obra, e muitas outras despesas que, no passado, pesavam no orçamento das empresas.

Além disso, a equipe de TI das companhias acaba tendo mais tempo para focar-se em outras atividades – como, por exemplo, a segurança digital do negócio – e garantir a segurança da sua empresa em um mundo cada vez mais digital e online, sem precisar perder horas analisando estruturas ou realizando manutenções desnecessárias.

3 – Foco no seu negócio

O uso do SAAS permite ao empreendedor manter o foco no seu negócio como um todo, sem precisar se preocupar tanto com questões que, no passado, demandavam uma série de adaptações, como a infraestrutura interna, manutenções emergenciais ou até mesmo o fator do espaço físico – que limitava o crescimento da empresa ou aumentava custos, quando havia necessidade de expansão devido ao incremento no número de computadores para utilização de softwares físicos e manutenções manuais.

A utilização de softwares online acaba com estes problemas, reduzindo o tempo gasto com tarefas desnecessárias e permitindo ao gestor e a toda equipe focar no trabalho diário e no crescimento do negócio.

4 – Segurança de dados e garantias de disponibilidade

Todos os dados das empresas inseridos em um software na nuvem – como projetos, tarefas, planejamentos, contabilidade, entre outros – ficam armazenados em um servidor na nuvem, e passam a ser protegidos pelo servidor daquele serviço. Nesta situação, os dados acabam ganhando uma segurança extra – que faz parte do serviço oferecido, evitando que sua equipe precise passar horas investindo em firewalls e antivírus para manter os dados sigilosos seguros.

A manutenção de backups diários de dezenas de máquinas diferentes também passa a ser uma tarefa desnecessária, uma vez que os dados estão protegidos na nuvem e disponíveis a qualquer hora, de qualquer lugar, sempre que for necessário.

5 – Acesso em qualquer hora, de qualquer lugar

A mobilidade é uma das principais vantagens do uso do SAAS. Isso porque os softwares online, como você já sabe, ficam disponíveis 24 horas por dia por meio de uma plataforma online.

Para acessar os serviços – e os dados da sua empresa – basta ter acesso a um computador, tablet ou smartphone e uma conexão com a internet, garantindo uma maior agilidade e praticidade para o gestor e para todos os colaboradores da empresa, seja dentro ou fora do ambiente empresarial.

6 – Atualizações constantes

Se você possui uma empresa há bastante tempo ou já trabalhou em grandes companhias deve lembrar de uma época em que era necessário aguardar horas para atualizar um software instalado no seu computador, não é mesmo? Esta realidade simplesmente não existe quando o assunto é SAAS para empresas.

No caso dos softwares online, as atualizações são realizadas remotamente, via provedor, permitindo que você sempre tenha acesso a sistemas atualizados e versões cada vez mais aprimoradas sem precisar se preocupar com downloads ou instalações demoradas.

7 – Escalabilidade

A escalabilidade do SAAS também é um ponto positivo que deve ser citado, uma vez que não é preciso realizar grandes investimentos empresariais para se ter acesso às vantagens oferecidas pelos softwares online – permitindo que um número muito maior de empresas possa contar com estas ferramentas.

Além disso, conforme o negócio for crescendo, acaba não sendo preciso investir em redes, softwares ou equipe de TI – como acontecia no passado, gerando altos custos e grandes dores de cabeça. Caso haja necessidade de inserção de novos usuários ou utilização de novas ferramentas oferecidas pela plataforma online, o gestor precisa apenas alterar o plano contratado, evitando custos extras que poderiam causar grandes impactos no caixa da empresa.

8 – Variedade de pacotes

Os softwares online costumam oferecer uma ampla variedade de pacotes aos usuários, que podem ser facilmente adaptados de acordo com as necessidades e a disponibilidade financeira das empresas. Há, ainda, uma série de opções de contratações, como pacotes mensais, trimestrais, semestrais e anuais, que permitem ao gestor contratar o serviço segundo suas possibilidades sem pesar no bolso.

É importante destacar, ainda, que muitos softwares permitem ao usuário utilizar as ferramentas oferecidas gratuitamente em um determinado período de testes. Sendo assim, o usuário consegue testar as ferramentas e verificar se, de fato, elas se adéquam às suas necessidades sem precisar gastar dinheiro com isso e arrepender depois.


9 – Economia de tempo

No SAAS a economia de tempo acaba sendo um fator determinante para qualquer empresa, uma vez que a implementação e utilização do software online tende a ser muito mais simples, rápida e segura, sem a necessidade de perder tempo com instalações e implementações repleta de dificuldades.

Em pouco tempo após a contratação e pagamento já é possível utilizar o software online e começar a gerar resultados com as novas ferramentas.

Controlle: gestão do seu negócio em um clique

O software Controlle é um bom exemplo de produto que faz parte do conceito do SAAS para empresas. Com o Controlle, o empreendedor realiza a gestão do seu negócio de maneira prática e sem dificuldades, de qualquer lugar, a qualquer hora.

São oferecidas uma série de ferramentas de gestão, como metas e planejamento, gestão de contas e clientes, centro de custos, agenda de compromissos, e outras ferramentas que podem ser acessadas por um ou mais usuários sempre que necessário. É a tecnologia trabalhando a favor do crescimento do seu negócio.

Quer saber mais sobre o Controlle? Então clique aqui e comece agora mesmo a implementar o conceito do uso do SAAS na sua empresa e aproveite todas as vantagens que este modelo pode oferecer à sua empresa!

Outros artigos:

Fluxo de caixa e DRE, entenda a diferença

Fluxo de caixa: Tudo o que você precisa saber

O que é Centro de Custo e quais as vantagens de usá-lo em sua empresa

Materiais educativos 

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade