Aumente a sua clientela em 4 passos simples!

Mesmo com uma clientela fiel e consolidada, a maioria das empresas almeja aumentar sua cartela de clientes. Seja para substituir aqueles que por algum motivo acabam deixando de ser seus clientes, seja para fazer frente à uma concorrência que esteja crescendo, seja para aumentar seu faturamento ou por diversos outros motivos, há sempre um momento em que é preciso expandir.

Porém, companhias já consolidadas no mercado, com nome e reputação, acabam se esquecendo das fórmulas para conquistar novos clientes. Se esse for o seu caso, ou se simplesmente tiver interesse no assunto, fique de olho em nosso post e aprenda como aumentar sua clientela. Confira!

1 – Vá até o cliente

Se a sua empresa opera em B2B (Business-to-Business, isto é, de empresa para empresa), a conquista de novos clientes pode ser facilitada por indicação de seus antigos clientes. Por isso, ao realizar uma venda ou serviço, deixe cartões de visita e peça para que indiquem seus serviços para colegas. Se você é dono de uma empresa que faz serviços de TI (Tecnologia da Informação) e atende a uma empresa de e-commerce, que tal pedi-la para indicar seus serviços aos fornecedores?

Outra solução é realmente fazer visitas in loco a essas outras empresas, explicando seu serviço e oferecendo uma avaliação gratuita ou brindes, por exemplo. Uma conversa ‘olhos nos olhos’ ajuda a convencer muito mais do que simplesmente enviar um e-mail falando de você. No caso de B2B, o contato direto é mais eficiente para conseguir novos clientes.

Já empresas B2C (Business-to-Consumer, ou seja, da empresa para o consumidor final), que lidam com um público maior, precisam ir até o cliente de outra forma (mais rápida e mais eficiente): publicidade e marketing. Não tem mistério: se você quer aumentar o número de pessoas que compram ou usufruem os serviços de sua empresa, ela precisa ser cada vez mais vista pelo seu público-alvo. Lembre-se bem desta distinção. Você precisará realizar campanhas voltadas para o nicho que deseja atingir. Invista em marketing digital, marketing de conteúdo, campanhas locais (se a sua empresa for mais regionalizada), ações promocionais, feche parcerias para sorteios, faça ações nas ruas, enfim. Vá atrás do seu cliente onde ele estiver. Fato é que toda empresa que quer aumentar seu número de clientes deve investir mais intensamente em ações de marketing até que esse aumento se consolide.

2 – Fusão com outras empresas

Uma outra forma de conquistar novos clientes é fazendo fusão com outras empresas do mesmo ramo. Assim, o público que pertencia àquela companhia passará a ser cliente da empresa resultado da fusão, aumentando automaticamente a sua cartela de clientes. Mas para que isso dê certo, a fusão terá que ser feita com empresas que produzem produtos idênticos ou muito semelhantes aos seus — para que não haja fuga de clientes para concorrentes.

3 – Diversifique serviços e produtos

Se você quer aumentar o número de clientes como um todo, pode oferecer mais serviços ou produtos do que está no portfólio da empresa atualmente. Por exemplo, se a sua loja vende produtos de RPG, que tal vender itens decorativos e recreativos da cultura nerd? Se você oferece serviços de redes, que tal oferecer segurança de rede e TI para seus clientes?

Ampliar a oferta de produtos e serviços faz com que você consiga atingir novos nichos de mercado. Claro que isso demanda um aumento no número de funcionários e especialização nesse tipo de produto e serviço, mas se ele for consonante com o que já era oferecido anteriormente pela empresa, facilmente conseguirá conquistar novos clientes não só para estes novos produtos, mas até mesmo para os que seu negócio já oferecia anteriormente.

4 – Especialize serviços e produtos

Uma outra forma de conseguir clientes é especializando os serviços que você realiza. Essa prática é vista com maus olhos por alguns empreendedores, pois pode acabar limitando a sua empresa a um nicho extremamente específico, mas é exatamente aí que reside a sua vantagem.

Quer ver um exemplo? Uma loja de doces que anteriormente focava igualmente em diversos alimentos do ramo passa a focar em brownies recheados e com cobertura. Alguns empresários vão falar que essa especialização faz com que os fanáticos por outros doces como bolos, tortas, pudins e cupcakes se sintam lesados e acabem parando de frequentar e consumir no local, mas não é bem assim. A loja pode continuar vendendo esse tipo de doce, mas focar suas ações de vendas e promoções no produto inovador — pouco encontrado ou até mesmo inexistente na região —, a fim de conquistar clientes que queiram ter a experiência inovadora com o brownie recheado, que nenhuma outra loja oferece.

Assim, clientes das concorrentes irão à browneria e lá podem consumir não só o brownie, mas também os outros doces, como os pudins, bolos e tortas. Diferente do caso anterior, aqui o produto diferenciado é o foco de toda a empresa, desde a concepção da loja, do produto até a publicidade direcionada ao consumidor final. O foco é proporcionar uma experiência única para seu público, o que fará com que ele procure a sua loja/serviço imediatamente. O mesmo tipo de raciocínio vale para o ramo de serviços.

E então, já segue alguma dessas dicas para aumentar sua clientela? Conhece alguma outra para dividir com a gente? Deixe um comentário!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade