Aumente os lucros da empresa com pouco investimento em 5 passos

Alguns empreendedores ainda têm a falsa impressão de que aumentar a lucratividade é sinônimo de abrir uma nova unidade, ampliar o capital social ou investir pesado no marketing. Claro, muitas vezes essas são alternativas fundamentais para se atingir o objetivo desejado, mas a realidade é que muitas empresas ainda não estão preparadas financeiramente para dar esse passo. Como fazer, então, para conseguir tornar o negócio mais rentável nestes casos? As novas startups do mercado, até mesmo as PMEs inovadoras, têm dado uma ótima resposta para essa pergunta.

O que empresas menores, porém com enorme potencial de crescimento, têm feito para vender mais é justamente usar estratégias eficazes e relativamente de baixo custo para se sobressair. O segredo é não focar apenas nas vendas em si, mas o que leva a elas. Se interessou pela ideia? Para esclarecer mais sobre o trabalho que pode ser feito para aumentar suas vendas, destacamos, logo abaixo, algumas ações mais em conta que podem ser adotas por você daqui pra frente.

1 – Forme parcerias para expandir

Muitas pessoas esquecem do fato de que a colaboração também é uma forma muito eficaz para conseguir ampliar as vendas. Existem diversos serviços e produtos que são complementares e que podem ser vendidos em conjunto para garantir uma cobertura maior para o cliente. Formar parcerias não significa que as empresas irão se fundir. É apenas uma forma para garantir clientes com mais pretensões de compra.

Lembre-se de que o relacionamento com os parceiros é tão importante quanto o dos sócios, então é preciso escolher pessoas de confiança e que estejam em sintonia com os valores da sua empresa. Essa é uma excelente forma para ampliar seu escopo de negócios e os serviços que podem ser oferecidos pela sua empresa.

2 – Aproxime-se mais da sua clientela

Na busca desesperada por novos clientes, muitos empreendedores acabam negligenciando os cuidados que devem ter com a clientela já fidelizada. Esse é um erro cometido que pode colocar em risco tudo o que já foi conquistado. Essa falta de atenção pode aparentar desinteresse da sua parte e, nesse meio tempo, outras empresas certamente vão seduzir seu público com novas propostas.

Saiba que um cliente satisfeito e ativo costuma consumir 33% a mais do que um novo consumidor, e que ele também apresenta menos resistência para adquirir novos produtos ou serviços da sua empresa. Por isso, é preciso criar uma sólida relação com eles, estabelecendo as mais variadas formas de contato (desde reuniões, até ações  de e-mail marketing). Não se esqueça de que o seu público também é uma das suas principais formas de divulgação, podendo gerar o famoso marketing boca a boca.

3 – Esteja em todos os lugares possíveis

Criar uma networking – uma rede de contato com outros profissionais e possíveis parceiros ou clientes, é fundamental para o seu negócio. Você não precisa forçar um contato com outros empresários e potenciais consumidores de forma artificial, apenas para ampliar suas relações. Participar de eventos e feiras da sua área de atuação (sendo expositor ou não), trocar cartões de visita e formar as já mencionadas parcerias, são formas naturais e legítimas para conquistar lentamente o reconhecimento ao se relacionar.

Procure explorar bem o seu relacionamento interpessoal em todos os nichos, até mesmo entre as pessoas que estão presentes no seu cotidiano. Os clientes podem estar em qualquer lugar.

4 – As redes sociais são um canal poderoso

Blogs, Facebook, Twitter, fóruns: o que não faltam são canais disponíveis na internet para viabilizar o seu contato com o público. Existem empresas que fazem investimentos pesados nestas ferramentas, conseguindo um retorno inacreditável. Porém até mesmo os pequenos empresários podem ter acesso a elas, bastando que haja compromisso em atualizá-las e monitorá-las constantemente.

Por meio das redes sociais, você tem como se aproximar mais do seu público e poderá promover ações para fidelizar os clientes, como sorteios e promoções. Além disso, fica muito mais fácil para futuros consumidores encontrarem a sua empresa na web.

5 – Crie estímulos para o setor de vendas

Se você trabalha com uma loja física, por exemplo, não deixe nunca de estimular seus vendedores. Além de realizar uma gerência de acompanhamento, trabalhe com o sistema de comissões para motivá-los a produzir mais. Estabelecer planos de metas com percentuais de participação diferenciados pode ser a chave para que seus vendedores busquem melhores resultados.

Estes profissionais são, para muitas empresas, um dos maiores responsáveis para a lucratividade. Por isso, é sempre bom oferecer um ótimo treinamento e recompensas para eles.

A conclusão é uma só: é possível aumentar as vendas com pouco investimento, porém trabalhando bastante! Recursos limitados compensados por iniciativas criativas e um trabalho árduo: essa é a fórmula que os empreendedores encontraram para vender mais! Pequenas ações, como fortalecer o relacionamento com a clientela e criar redes sociais ativas são medidas que apresentam excelentes resultados para empresas que não podem investir tanto no setor de vendas.

Tem alguma outra sugestão para aprimorar as vendas da empresa com poucos recursos? Deixe aqui o seu comentário!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade