Como aumentar o faturamento e a competitividade da minha empresa?

Existem dezenas de milhares de empresas atuando no Brasil hoje, cada uma delas com um porte e com um posicionamento específico em sua área de atuação.

No entanto, todas elas têm uma coisa em comum: as empresas brasileiras estão preocupadas em como aumentar o faturamento e a competitividade para não fechar as portas devido às instabilidades econômicas, políticas e tributárias.

Isso não significa que todas sejam particularmente visionárias, mas que estão com o foco no lugar certo. No Brasil, empreender apenas para sobreviver é muito arriscado. É preciso ir além para manter seu negócio em contínuo crescimento.

Se todas as empresas querem aumentar o faturamento a fim de adquirir mais competitividade, isso significa que não será fácil atingir esse objetivo.

Por isso, preparamos algumas dicas valiosas para que você seja bem sucedido na sua iniciativa empreendedora:

Conte com ferramentas de gestão

Como dito, ser um empresário no Brasil é tarefa para poucos. Até as pessoas mais organizadas precisam de orientação e ferramentas de apoio, pois estamos tratando de muitas variáveis que afetam bastante os negócios, tais como:

  • Investimentos em equipe (da folha de pagamento aos benefícios motivadores para atrair e reter talentos);
  • Custos de infraestrutura (normalmente custos fixos, como aluguel, água, luz e equipamentos);
  • Malha tributária pesada, instável e complexa (é muito fácil pagar impostos a mais ou a menos e ser autuado pelo fisco);
  • Investimentos em inovação (como novas metodologias, equipamentos mais modernos, produtos diferenciados e etc.);
  • Custos fixos com terceirizados;
  • Despesas variáveis como possíveis problemas, sejam de ordem jurídica, logística, trabalhista e etc. (que podem ser previstos e segurados com seguros).

Por isso, deve-se contar com uma ótima ferramenta de gestão que integre toda a empresa e um gestor ainda mais competente para criar parâmetros para todos os processos e otimizar cada despesa, investimento e lucro.

Monitore seus resultados

Este profissional deve estar atento aos resultados e às despesas para que ambos dêem uma margem de lucro que mantenha o negócio verdadeiramente sustentável em curto, médio e longo prazo.

Devem haver OKR’s (Objectives and Key Results, uma metodologia utilizada no Vale do Silício)  para todos os âmbitos da empresa. Você deve saber qual é o parâmetro de resultado mais importante para um objetivo e como mensurá-lo.

Ele pode variar de acordo com a estratégia de sucesso da empresa. Por exemplo:

  • Para vendas, o objetivo pode ser a lucratividade, mensurada pelo ticket médio por clientes da base atual;
  • Para a equipe, o objetivo pode ser a produtividade, mensurada pelo número de trabalhos concluídos por hora do expediente;
  • Para a logística, o objetivo pode ser a agilidade, mensurada pela velocidade de entrega;
  • Para um produto, o objetivo pode ser a margem de lucro, mensurada pela inovação no processo de fabricação;
  • Para o gestor da empresa, o objetivo pode ser a previsibilidade, mensurada pelo controle em curto e em médio prazo da operação.

Todos esses dados de diferentes áreas da empresa devem ser constantemente analisados dentro de um sistema rápido e prático de gestão que englobe diferentes áreas da empresa.

Você pode contar com auxiliares, desde um ERP mais completo a outro plano de sistema mais básico que foque apenas na área financeira. É importante que, independentemente do modelo de sistema, ele seja ajustável ao seu empreendimento.

Alinhe as estratégias empresariais para aumentar o faturamento e competitividade

Com esses dados em mãos, o empresário pode traçar formas de melhorar a performance da empresa em relação aos seus concorrentes.

É vital que a sua empresa esteja bem posicionada em relação ao mercado. Isso pode ser avaliado em uma consultoria de marketing.

Se o seu produto for de qualidade e a empresa tiver essa imagem, não há mal em cobrar mais. A relação deve ser de perspectiva do valor do cliente.

O seu produto ou serviço tem mais ou menos valor do que o do seu concorrente?

Para saber isso é preciso fazer pesquisas com grupos focais e avaliar cada entrega, como por exemplo:

  • Imagem atrelada a ele (embalagem, marca, cores e etc.);
  • Utilidade (ele realmente resolve o problema e, caso resolva, o faz de forma superior às outras soluções disponíveis?);
  • Processo de compra (é mais simples entender e adquirir seu produto ou serviço?).

Depois de responder isso, é preciso fazer outra pergunta:

Ele é mais barato ou mais caro?

Em relação ao valor da sua solução, qual o preço? A relação benefício — preço estabelecerá o real valor do que sua empresa oferece. Por isso, muitas vezes vale mais a pena melhorar a qualidade e a perspectiva (que pode significar um investimento pequeno) do que diminuir drasticamente o preço e competir numa área onde as margens de lucro são muito arriscadas.

Execute estratégias de mercado

Ter um ótimo posicionamento e uma solução diferenciada é vital. No entanto, de nada serve ter um mapa detalhado do sucesso se o guia não consegue utilizá-lo de forma efetiva.

É preciso alinhar a estratégia vencedora a uma execução primorosa.

Você acredita que apenas a Apple teve a brilhante ideia de formatar um produto como o iPhone? Antes dela, com certeza dezenas de marcas vislumbraram a possibilidade.

Mas é nesse ponto que ela ganhou de todos os seus concorrentes: conseguiu utilizar uma ótima ideia em uma execução de primeira.

Enumere diferentes formas de executar as suas estratégias. Defina as pessoas responsáveis por cada processo. Organize tudo e depois organize de novo até que o seu negócio esteja enxuto e efetivo.

Essa parte deve estar em constante análise. Então, é interessante obter um processo de análise. Sugerimos o ciclo PDCA (do inglês, Plan-Do-Check-Adjust), onde você planeja, desenvolve, confere e ajusta cada ação, visando uma melhora contínua do processo.

Vislumbre novas possibilidades

Se você conseguir se estabelecer com essas dicas, com certeza estará à frente de todos os competidores. Este é o momento chave para abocanhar fatias do mercado com ousadia.

Então, tenha em mente um plano de expansão escalável da sua base de negócio bem sucedida para firmar a sua marca como líder, dificultando a cópia de soluções pela concorrência.

Lembre-se de estar atento aos riscos de cada planejamento e às possibilidades de sucesso, avaliando se vale ou não a pena cada uma das mudanças.

Gostou de saber como aumentar o faturamento? Então deixe o seu comentário e assine a nossa newsletter logo abaixo. Produzimos artigos de qualidade que podem ajudá-lo a conduzir melhor a sua empresa!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade