Como captar mais investimentos para a sua empresa?

Angariar investimentos externos para a empresa é essencial para impulsionar o desenvolvimento e crescimento da companhia, principalmente no caso de startups que estão começando no mercado. A concorrência, no entanto, é acirrada.

Para captar mais investimentos para a sua empresa é importante se destacar e ter algumas atitudes essenciais que atraiam a atenção de potenciais investidores, como analisar qual a fase do período de investimentos ele se encontra, mostrar dados que confirmem que o mercado de atuação da empresa é crescente e relevante e demonstrar ambição e potencial de inovação.

Descubra como captar mais investimentos para a sua empresa e conquistar potenciais investidores:

Prepare-se

Antes mesmo de sair em busca de investidores externos, é importante analisar friamente se sua empresa está preparada para ser apresentada para o mercado. Entre os pontos que devem ser levados em consideração estão a preparação e experiência da sua equipe (os investidores podem confiar no seu time?); o grau de inovação do seu produto ou serviço (há algo similar no mercado?); e qual a diferença que sua proposta vai fazer para a sociedade. Garanta que você sabe responder a essas perguntas antes mesmo de agendar um encontro com um potencial investidor.

Entenda em que fase do Período de Investimentos o investidor está

Período de Investimentos é a etapa em que o investidor está escolhendo as empresas que vão compor seu portfólio. Esse é o momento ideal para apresentar sua companhia, pois as chances de conseguir captar investimentos é maior do que no período de aceleração e desinvestimento, em que o investidor ou está focando nas companhias com que já trabalha ou está simplesmente deixando de investir em algumas empresas.

Quem está em busca de investimentos precisa ter em mente que o investidor, de forma geral, tem pressa para alocar o máximo de recursos possível dentro do período de investimentos, já que, assim, não corre o risco de perder receitas relacionadas à taxa de administração que ele cobra. Além de buscar entender em que fase do período de investimentos o investidor se encontra, é importante pesquisar ainda quanto de capital ele já alocou em outras companhias. Essa é uma sinalização essencial sobre o quanto ele está disposto a negociar.

Analise em que estágio sua empresa está

Para identificar as melhores possibilidades de captar recursos para sua empresa, é essencial saber o estágio do seu negócio. Há fundos de investimento que só investem em companhias iniciantes no mercado. Outros, preferem empresas já estabelecidas, mas que desejam se desenvolver ainda mais e crescer. Por isso, defina o estágio em que seu negócio está e planeje quantos rounds de investimento sua companhia buscará e quanto pretende levantar em cada um deles.

Especialistas recomendam que as empresas busquem recursos para, no máximo, 18 meses em cada rodada. Outro ponto que deve ser considerado é não abrir mais de 20% das ações da companhia para investidores caso queira manter o controle acionário do negócio.

Apresente dados que comprovem o potencial do mercado em que sua empresa está inserida

Na dúvida sobre como captar mais investimentos? Não se esqueça da importância de se esforçar para provar que seu mercado-alvo é economicamente relevante e crescente. Assim, o investidor conseguirá vislumbrar lucros futuros e se sentirá mais confiante para investir no seu negócio. Leve o máximo de dados que você puder: números de instituições de classe, informações levantadas pela sua própria empresa, pesquisas de mercado, etc. É importante que você consiga comprovar por meio de números o que está no seu discurso. Lembre-se ainda de apresentar relatórios comparativos, mostrando para o investidor porque vale mais a pena investir em seu mercado e não em outro setor.

Quer saber como captar mais investimentos? Busque modelos variados

Quem deseja captar mais investimentos para seu negócio não pode descartar nenhuma opção disponível no mercado. Investidores-anjo, incubadoras e aceleradoras, programas nacionais e internacionais. Pesquise e veja qual dessas opções é mais indicada para sua empresa de acordo com a natureza do negócio e com o estágio de desenvolvimento da companhia. Incubadoras e aceleradoras, por exemplo, têm como foco principal startups iniciantes, que acabaram de surgir no mercado.

Fuja do conservadorismo

Quem está trabalhando para captar mais investimentos para a empresa deve ter muito cuidado para não adotar uma postura excessivamente conservadora. Para conquistar investidores é importante demonstrar ambição e vontade de deixar um legado para a sociedade por meio do negócio. Investidores querem colocar seu dinheiro em empresas com potencial de fazer a diferença, por isso, é importante mostrar essa postura na hora de vender sua companhia. Um discurso apaixonado, que mostre como você acredita na sua ideia pode fazer toda a diferença.

Captar mais investimentos para sua empresa é algo possível. Para ter sucesso nessa empreitada, planeje-se, mostre como você acredita na sua ideia e siga essas dicas!

E você, já entendeu esse processo ou ainda tem dúvidas? Deixe um comentário e divida conosco!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade