Como entender e controlar o fluxo de caixa

controlar o fluxo de caixa da sua empresa

Para ter uma gestão financeira eficiente no seu empreendimento, é fundamental saber como controlar o fluxo de caixa.

Afinal, é por meio dessa ferramenta que gestores e donos de empresas conseguem avaliar a saúde financeira do negócio, traçando estratégias de crescimento e considerando as melhores formas de aumentar as vendas e lucros.

Independentemente do setor, do ramo ou do tamanho da empresa, o controle do fluxo de caixa é o que possibilita visualizar como vai o desempenho do negócio, assim como fazer as projeções futuras.

Então, para entender melhor o que é fluxo de caixa e saber qual é sua importância e como realizá-lo, confira o post de hoje!

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa vai muito além da verificação do faturamento no final do mês. Trata-se de uma ferramenta de gestão financeira que ajuda a identificar todas as entradas e saídas de dinheiro em determinado período de tempo.

Por meio de planilhas ou sistemas de gestão online, o empreendedor deve anotar todas as contas a pagar e a receber. E vale ressaltar: por menor que seja a quantia, ela deve ser contabilizada.

A partir desse monitoramento, é possível visualizar a real situação financeira do negócio, ainda que as datas de pagamento e recebimento sejam distantes — como, por exemplo, quando você precisa pagar todas as contas em 30 dias, mas o dinheiro do cliente só vai cair daqui a 60 dias.

Assim, os valores devem vir juntos à especificação do gasto ou receita. A data de pagamento e recebimento também deve ser identificada, e o período de monitoramento pode ser diário, semanal, mensal ou anual, conforme a necessidade da empresa.

A importância de controlar o fluxo de caixa

A principal vantagem em controlar fluxo de caixa é poder monitorar a movimentação financeira do negócio.

O empreendedor consegue identificar melhor as receitas, saber exatamente como tem gasto o dinheiro e planejar estratégias para aumentar a lucratividade, seja reduzindo custos, realizando promoções ou precificando melhor os produtos e serviços.

Assim, com o fluxo de caixa é possível perceber, por exemplo, quando o saldo subiu ou desceu por uma questão de vendas sazonais, ou por uma tendência mesmo do seu negócio. E, após feito o fluxo de caixa, o empreendedor vai chegar em um valor, que pode ser positivo ou negativo.

Além do valor, é ser possível verificar quais são os problemas da empresa: gastos excessivos? Prazos de pagamento apertado para fornecedores? Clientes inadimplentes? Promoções sem lucratividade? Margem de lucro insatisfatória?

Dessa forma, além de oferecer um panorama atual, o fluxo de caixa ainda ajuda a prever cenários, projetando uma média de gastos, receitas e lucros para o futuro. Permitindo, então, que o gestor tome as melhores decisões para preparar a empresa para o futuro, evitando surpresas ou aproveitando melhor as oportunidades.

Técnicas para controlar o fluxo de caixa

Bom, agora que você já sabe o que é o fluxo de caixa e qual é a sua importância, vejamos como executá-lo de forma eficiente e proveitosa para o seu negócio!

Baixar planilha de fluxo de caixa grátis

1. Registro e classificação dos gastos

A regra de ouro do fluxo de caixa é o registro de todas as movimentações financeiras. Afinal, é preciso ter disciplina para não perder nada e conseguir ter uma avaliação da situação real do negócio. Por isso, anote todas as despesas e receitas.

Além de registrar os números, especifique de onde veio e para onde vai o dinheiro. E separe por tipos de gastos, como funcionários, contas de água e luz, aluguel, compra de matéria-prima etc.

As fontes de receitas e o destino dos gastos precisam ser classificados e categorizados para uma análise eficaz. E as datas das operações também precisam ser especificadas!


2. Periodicidade

Defina uma periodicidade para analisar o fluxo de caixa. O ideal é que a avaliação seja feita, pelo menos, uma vez ao mês.

Já a periodicidade dos registros deve ser diária. Isso porque é mais fácil anotar no próprio dia todas as movimentações que ocorrem do que deixar para depois e perder informações importantes, que podem alterar o balanço final.

3. Projeções

Uma vez monitorada a movimentação financeira por um tempo, vai ficar mais fácil projetar um cenário futuro.

Você poderá, por exemplo, fazer um fluxo de caixa para o próximo mês ou ano da sua empresa, com base nos resultados que você já tem. E, com isso, é possível pensar na melhor forma de se preparar para o futuro.

Aliás, utilizar gráficos com os resultados é a melhor forma de identificar curvas de crescimento, padrões e tendências das finanças do negócio. O que ajuda muito na hora de projetar as contas futuras e tomar decisões.

4. Análise e planejamento

Com base nas informações do fluxo de caixa, o gestor ou dono do negócio deve analisar bem os dados e traçar as melhores estratégias.

A partir disso, vai ser possível pensar em ações como, por exemplo, diminuir o descompasso entre pagamentos e recebimentos, reduzir gastos, pedir empréstimos ou utilizar capital imobilizado em investimentos na própria empresa, ou fora dela.

O planejamento financeiro pode ser em curto, médio ou longo prazo. De toda forma, o importante é integrar as informações obtidas no fluxo de caixa, a situação geral da empresa é uma boa análise de mercado.

5. Automação

Para facilitar todo o processo, uma alternativa é a utilização de plataformas online de gestão financeira. Por meio de dispositivos móveis e computadores, os empreendedores conseguem registrar e monitorar facilmente a movimentação financeira da empresa.

Além disso, podem ser criados relatórios periódicos com as informações econômicas do prazo estipulado pelo empreendedor. Assim, os números e informações se tornam mais simples de serem interpretados.

Sem dúvida, a automação é uma das formas de manter o controle do fluxo de caixa mais rigoroso, eficiente e ao mesmo tempo prático e dinâmico. Até porque as informações ficam salvas na nuvem, sem risco de se perderem, e podem ser sincronizadas com outros setores da empresa.

Conclusão

Bom, como você viu, esse é um instrumento não só de controle de caixa, como de tomada de decisões para a empresa. Com um registro criteriosos, um acompanhamento constante e uma análise cuidadosa, você consegue realizar um fluxo de caixa eficiente.

Enfim, controlar o fluxo de caixa é uma forma de obter informações confiáveis sobre o seu negócio a fim de aumentar os rendimentos e fugir dos prejuízos. E você, como utiliza essa ferramenta no seu trabalho? Deixe-nos o seu comentário e participe!

Outros artigos:

Fluxo de caixa e DRE, entenda a diferença

Fluxo de caixa: Tudo o que você precisa saber

O que é Centro de Custo e quais as vantagens de usá-lo em sua empresa

Materiais educativos 

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade