Como ter disciplina para controlar as finanças da sua empresa

Disciplina

Controlar o financeiro da sua empresa, exige uma série de ações por parte dos seus gestores, sendo primordial ser capaz de se organizar e ter disciplina para lidar com os problemas que vão aparecer pelo caminho.

Para ajudá-lo a conseguir o domínio das finanças, separamos algumas dicas de como gerir os gastos da melhor forma possível, tendo disciplina para atingir os seus objetivos.

Conheça todas as suas despesas

O primeiro passo, e talvez um dos mais importantes, é ter o conhecimento de todas as suas despesas, tanto as da sua conta corrente, quanto as que estão pendentes no seu cartão de crédito.

Isso é muito importante para identificar todas as entradas e saídas do mês e ter a gestão financeira da empresa sob controle.

Sistema de controle financeiro

Defina as prioridades de gasto

Após ter todas as contas analisadas, é o momento de estabelecer as prioridades, separando cada um em alguns grupos, a fim de identificar quais são, de fato, essenciais, e quais são supérfluos, ou seja, podem ser descartados no futuro próximo.

No primeiro, coloque aqueles que são vitais para o bom funcionamento da sua empresa, como o aluguel (se tiver), luz, água, gás, folha salarial e objetos necessários para a realização do seu serviço.

No outro grupo, insira aqueles que não interferem diretamente na realização do seu trabalho, em outras palavras, aqueles que podem ser reduzidos e/ou cortados, com o objetivo de economizar o máximo que puder.

Mas atenção, a ideia desse tópico não é deixar de gastar apenas para economizar, mas sim de ter o total controle e conhecimento das despesas, para que você possa identificar onde pode cortar, quando for preciso.

Separe contas pessoais e as da empresa

Este é um erro comum que ocorre, normalmente, nas empresas menores e mais iniciantes, em que os donos do negócio acabam misturando a vida pessoal, com a profissional.

Essa não é uma prática aconselhável, sendo muito importante ser rigoroso com os recursos da empresa, para que eles sejam reinvestidos nela, com o pagamento de contas, salários, contas do mês, etc.

Se for necessário, faça uma reunião com os sócios e gestores, a fim de determinar as condições e os períodos para se realizar qualquer tipo de retirada. Essa atitude tem como objetivo, coibir a transferência do dinheiro da empresa, para uma conta pessoal.

Separar as finanças da pessoais e as da empresa garante organização, evita fraudes e ajuda você e seu time a ter disciplina.

Tenha ciência dos prazos

Ter o controle de quando os prazos e datas de vencimento estão chegando, diminuem consideravelmente a obrigação de ter de pagar os juros, que vão aparecer caso ocorra qualquer tipo de atraso nos boletos.

Isso é muito importante para que seja possível ter domínio sobre o seu fluxo de caixa, já que ele trata diretamente das prioridades que falamos acima, incluindo as contas de curto, médio e longo prazo.

Invista na tecnologia

Mesmo que seja comum criar e acumular várias planilhas com vários tipos de gastos, ter um software de gestão financeira é um dos melhores investimentos que se pode fazer.

Afinal, ele é pensado e estruturado para você ter o controle da sua empresa, deixando o setor financeiro mais fácil de se entender e, consequentemente, de administrar, identificando onde estão os maiores gastos, assim como onde se pode economizar.

Acesse o nosso site e veja como podemos ajudá-lo, não deixe para depois o seu controle financeiro.

Sistema de controle financeiro
Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade