Como vencer a concorrência sem mexer nos preços?

O mercado empresarial é sempre muito disputado. A princípio, isso pode afetar menos as grandes empresas, devido à sua capilaridade no mercado e imposição mais agressiva frente aos concorrentes, mas, no caso das pequenas e médias empresas, um desafio que sempre está presente no dia a dia é justamente vencer a concorrência.

Existem formas ágeis de tentar chegar a essa resposta, como prestar serviços com preço abaixo do mercado, mas isso não é sustentável em longo prazo, o negócio pode perder força e a concorrência passará à frente novamente. É preciso, portanto, ter estratégias sólidas para conquistar esse objetivo.

Como vencer a concorrência de forma sustentável?

Nesse contexto, a melhor forma de conquistar esse resultado de forma sólida é através da geração de valor agregado ao seu produto e à sua marca. Os consumidores terão vontade de adquirir o que você oferece mesmo que o custo seja um pouco superior ao de outras empresas.

Além disso, você deve estar atento a outros fatores, como mercado, público-alvo e capacitação da equipe. Esses pontos vão te ajudar a destacar melhor cada produto ou serviço e a comunicar-se com seus clientes. É sobre isso que vamos falar a partir de agora!

Fatores externos

Algumas questões que acontecem fora da sua empresa podem te ajudar a se posicionar no mercado para vencer seus concorrentes.

Saiba os anseios do seu público-alvo

O primeiro ponto para começar a se destacar em ralação aos rivais é conhecer o seu público, aquele com quem você fala (ou quer falar, no caso de um reposicionamento). É fundamental saber quais são as principais dores enfrentadas por eles para entender como você pode saná-las.

Para chegar a essas respostas, você precisa se fazer algumas perguntas:

  • Qual meu público-alvo?
  • Quais as principais dificuldades enfrentadas por ele?
  • Como ele decide comprar um produto/serviço?
  • O que percebe como diferencial?
  • Qual imagem ele tem da minha empresa e dos meus concorrentes?

Para conseguir essas respostas, faça pesquisas, participe de eventos ou peça feedbacks. Isso vai te permitir adotar uma estratégia de comunicação mais efetiva.

Conheça o mercado e seus concorrentes

Ao encontrar seu público-alvo, fica mais fácil definir quem são seus concorrentes. Conhecê-los é o segundo passo para traçar uma estratégia vencedora. Analise cada um deles e descubra quais são seus pontos fracos e fortes. Assim, você pode atuar especificamente nas deficiências encontradas e melhorar sua relação custo-benefício para os consumidores.

Para ter uma visão mais clara sobre os concorrentes, você pode testá-los. Faça uma ligação solicitando um atendimento ou use uma ferramenta disponibilizada por eles e compare com seu produto. São algumas dicas para entender como eles agem.

Torne-se referência no seu setor

Depois de conhecer seu público e seus concorrentes, é hora começar a colocar em prática ações que vão gerar valor para sua marca. Você precisa pensar em questões que passam pela forma como você apresenta seus funcionários, seu site, seus produtos e, claro, seu conhecimento.

O marketing de conteúdo surge como uma grande oportunidade para que você compartilhe informações do seu negócio através de um blog e conquiste a confiança dos consumidores. Para ficar claro, veja como essa estratégia funciona: se você é dono de uma imobiliária, pode criar um blog dentro do seu site com artigos que deem dicas sobre escolha de imóveis e tudo sobre esse segmento. O importante é que você não fale apenas de si, mas apresente dicas realmente úteis para seu público.

Fatores internos

Esses são pontos que podem ser trabalhados dentro de sua empresa para melhorar a percepção de seus clientes sobre o que você vende.

Agregue valor ao seu produto

Como você já sabe o perfil do seu público e dos concorrentes, torne sua principal missão solucionar o problema dos seus clientes. Tenha isso em vista em cada processo dentro da empresa e contagie seus funcionários com a mesma percepção. Assim, no momento de uma venda ou atendimento eles conseguirão se comportar da mesma forma com que a empresa se vende.

Criar novos produtos, serviços ou funcionalidades que complementem o carro-chefe do negócio, como formas diferenciadas de atendimento ou processos de pagamento mais flexíveis, também ajudam a valorizar sua marca.

Treine sua equipe

A qualidade do serviço oferecido também é um grande diferencial e o atendimento só será de excelência se a sua equipe souber muito bem como cada item do produto/serviço funciona. Apostar na venda consultiva (quando o vendedor não vai só empurrar um produto, mas prestar uma “consultoria”) é uma boa iniciativa. E para que isso aconteça, é preciso investir em treinamentos. Lembre-se de que quando os produtos concorrentes forem semelhantes, o atendimento é que se destaca como diferencial.

Cumpra o prometido

Depois de todo o trabalho de planejamento, criação de valor e diferenciação de atendimento, você precisa cumprir à risca o que foi prometido. Não adianta ter um excelente discurso se na prática as coisas não funcionam da mesma forma. Então, garanta que o que foi vendido será entregue.

Para aprimorar os processos você deve ouvir feedbacks de seus clientes e depois aplicar as melhorias. Nunca pare de inovar!

Agora que você viu como vencer a concorrência, comece a se planejar e busque diferentes formas de atuar para que esse processo se torne realidade na sua empresa. Ainda tem dúvidas ou dicas boas para compartilhar? Deixe um comentário e conte para nós!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade