Do conceito à execução: entenda tudo sobre as 4 funções administrativas

Administrar um negócio exige do empreendedor um conhecimento prévio sobre as principais funções administrativas inerentes a qualquer empresa – independente do seu tamanho. Saber planejar organizar, dirigir e controlar a empresa são quesitos fundamentais para qualquer empreendedor que deseja permitir que seu negócio cresça e consolide-se em um mercado cada vez mais competitivo.

No artigo de hoje você descobrirá por que é tão importante compreender o conceito deste assunto e aprenderá a colocar estas 4 funções administrativas em prática no dia a dia da sua empresa. Boa leitura!


A importância de administrar o negócio

A tarefa de administrar um negócio exige muito empenho, dedicação e conhecimento do empreendedor.

Isso porque, para que todos os setores da empresa cresçam e caminhem de maneira positiva, o administrador precisa saber direcionar o negócio em todas as etapas do processo de gerenciamento, que vão desde o planejamento de qualquer tarefa, passando pela organização e direção e, por fim, o controle do que está sendo feito na empresa como um todo.

Estar à frente do negócio e conhecer os resultados da organização, saber delegar tarefas, planejar todos os passos da empresa e manter o controle administrativo – sabendo lidar tanto com situações positivas quanto com imprevistos e situações mais delicadas – são quesitos necessários para qualquer administrador que deseja alcançar o sucesso empresarial.

Saber conduzir a empresa corretamente, no entanto, pode não ser tão simples – até mesmo quando falamos de empresas menores. E é exatamente para auxiliar o administrador a manter as rédeas do seu negócio que existem as 4 funções administrativas que, se equilibradas, podem ajudar o gestor a desempenhar seu papel com excelência no comando da sua empresa.

As funções administrativas

As 4 funções administrativas foram criadas pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol, e estão presentes em seu livro Administração Industrial e Geral, publicado nos primeiros anos do século XX. Este conceito, no entanto, continua bastante atual e presente em milhões de negócios ao redor do mundo.

Quer saber mais sobre estas 4 funções administrativas? Então acompanhe abaixo o significado de cada uma destas funções tão importantes para todo administrador!

Planejar

O ato de planejar se refere ao estabelecimento de objetivos da empresa, passando pela tarefa de definir quais caminhos seguir para atingir determinado objetivo. Saber planejar qualquer passo a ser dado no campo empresarial é fundamental para qualquer empreendedor, uma vez que, com planejamento, nenhuma decisão é tomada de maneira improvisada.

Na hora de planejar e estabelecer metas para o seu negócio, é importante considerar o cenário atual do mercado e da própria empresa e não se esquecer de projetar cenários futuros para o mercado. Lembre-se que, para ser eficaz, um planejamento deve ser atingível e construído sobre bases sólidas.

Organizar

Para colocar em prática tudo o que foi planejado é preciso ter organização. Organize os recursos da sua empresa, distribua tarefas entre seus colaboradores e mantenha todos os setores da empresa devidamente organizados sempre. Uma empresa organizada tende a aumentar sua produtividade e eficiência, evitando desperdícios e problemas relacionados à qualidade do trabalho realizado.

Dirigir

A função de dirigir está ligada à capacidade de liderança. Empenhe-se em mobilizar os seus recursos humanos tendo como objetivo o alcance dos resultados planejados anteriormente.

É fundamental que o administrador tenha em mente que não basta apenas delegar e distribuir tarefas para que o negócio seja dirigido de forma correta, mas faz-se necessário também influenciar e motivar os funcionários na medida correta, para que eles se sintam positivos e dispostos a contribuir com o crescimento do negócio ao longo do tempo.

Controlar

Após exercer as funções de planejar, organizar e dirigir, é preciso controlar todas as tarefas, planos e a força de trabalho da empresa. Saber controlar o negócio evita que uma série de problemas ocorram no dia a dia da organização

Procure criar padrões de desempenho, aplique ações corretivas quando for necessário, a fim de redirecionar a empresa para o caminho correto e direcione os esforços dos seus colaboradores em prol da conclusão dos objetivos traçados.

Colocando as 4 funções administrativas em prática

Colocar em prática estas funções administrativas requer cuidado e atenção. É imprescindível que haja um equilíbrio entre estas 4 funções, para que o negócio não desande ao longo do tempo.

De nada adianta, por exemplo, saber cativar seus colaboradores se você não consegue liderá-los, assim como de nada valerá se você sabe organizar os projetos inerentes ao seu negócio mas não tem a menor ideia de como controlá-lo no dia a dia. Por isso, é importante trabalhar cada uma destas capacidades administrativas, individualmente, para levar sua empresa a níveis cada vez mais elevados.

Procure identificar quais destas capacidades se mostram mais fortes dentro do seu papel como administrador e, após uma autoanálise completa, busque aperfeiçoar-se nas funções que ainda não domina ou que, eventualmente, precisam de ajustes.

Aproveite seus pontos fortes e utilize-os ao seu favor e em favor da sua empresa, jamais se esquecendo de sempre tentar melhorar os pontos mais fracos. Com empenho e força de vontade você conseguirá colocar estas 4 funções administrativas em prática e, certamente, colherá frutos positivos em seu negócio ao longo do tempo!

Gostou do artigo de hoje? Então compartilhe-o nas suas redes sociais com seus amigos!

Leia também:

Você é chefe ou líder?

9 características de um bom líder

5 técnicas para desenvolver um mindset de sucesso

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade