Facebook para pequenas empresas: 5 dicas valiosas para sua fanpage

Empreender e ter um negócio próprio é um sonho cada vez mais possível nos dias atuais. E um dos principais motivos para esta facilidade de abrir uma empresa é o avanço da tecnologia e as ferramentas online que estão à disposição do pequeno empreendedor – permitindo o impulsionamento do negócio.

O que muita gente ainda não sabe é que não é preciso ser um expert em tecnologia para utilizar a internet a seu favor e fazer sua empresa crescer. A criação de um site, um blog e uma fanpage nas redes sociais, por exemplo, podem ser decisivos para captar clientes e alavancar suas vendas.

Entre as redes sociais, a mais utilizada atualmente é o Facebook. Por isso, no artigo de hoje, você conhecerá 5 dicas valiosas para sua fanpage e aprenderá a utilizar o Facebook para pequenas empresas para fazer seu negócio decolar.

Está preparado? Então continue a leitura e saiba mais!

Facebook para pequenas empresas: por que é tão importante?

Antes de aprender a fazer uma fanpage de sucesso nas redes sociais, é preciso que você entende o porquê de o Facebook para pequenas empresas ser tão importante. Afinal, por que vale a pena investir tempo e algum dinheiro na criação e gerenciamento de uma fanpage?

A resposta é simples: o objetivo principal de uma fanpage é posicionar sua marca e seu negócio nas redes sociais, sendo este um dos principais canais para apresentar sua empresa, divulgar seus serviços ou produtos e conseguir seguidores. É a partir desta movimentação que vão surgindo os clientes em potencial, que acabam se identificando com o negócio em si e com o que ele oferece ao consumidor.

Além disso, a fanpage facilita a comunicação entre a empresa e o consumidor – algo essencial nos dias atuais – e, quando bem gerenciada, tende a gerar valor para seus seguidores. E é exatamente por isso que você precisa não apenas criar a fanpage, mas também gerenciá-la de modo eficiente, priorizando não apenas uma oferta direta ao consumidor, mas buscando sanar suas “dores” da melhor maneira possível.

E se você não é muito familiarizado com as redes sociais, não se preocupe! A ideia do Facebook para pequenas empresas e da fanpage é ser uma ferramenta acessível a todos, podendo ser utilizada até mesmo por aqueles empreendedores que ainda não dominam as muitas novidades tecnológicas – que vão surgindo e se renovando dia após dia.

5 dicas valiosas para sua fanpage

Como você já sabe, não é tão difícil quanto parece ser criar e gerenciar uma fanpage. Apesar disso, algumas orientações sempre são muito úteis para o empreendedor alcançar bons resultados com a página do seu negócio nas redes sociais e alavancar sua empresa.

Quer saber como ter uma fanpage de sucesso no Facebook? Então confira a seguir 5 dicas valiosas para sua fanpage:

1 – Aposte no simples

Na hora de criar sua fanpage e usar o Facebook para pequenas empresas, a dica de ouro é apostar no simples. Não é preciso investir dinheiro ou contratar um profissional para fazer a página da sua empresa nas redes sociais – ao menos no início.

Crie uma página que contenha informações básicas sobre o seu negócio e mantenha seus contatos atualizados. Em relação ao conteúdo, aposte nas postagens que gerem valor ao seu cliente e o faça se conectar ao seu negócio. Desta forma você conseguirá seguidores fiéis, que serão fundamentais para alavancar sua empresa por meio do engajamento.

2 – Interaja com seu público

Interagir com seus seguidores é fundamental quando o assunto é Facebook para pequenas empresas. Procure estar sempre atento às perguntas e mensagens enviadas pelos usuários e tente respondê-las sempre e com certa rapidez.

Evitar respostas automáticas – o famoso copiar e colar – também é fundamental para conquistar a confiança dos seus seguidores.

3 – Propaganda não é tudo

É bastante comum encontrar empreendedores que, ao criar uma fanpage no Facebook, decidem publicar uma série de posts com propagandas e ofertas de produtos e serviços da empresa. Isso é um grande erro!

Ninguém gosta de acompanhar, em seu feed de notícias, propagandas e ofertas intermináveis e repetitivas do mesmo anunciante. Ao invés de apostar apenas na propaganda, opte por gerar conteúdos que, de fato, agreguem à sua audiência.

Uma dica valiosa neste caso é entender as principais dificuldades ou “dores” dos seus clientes em potencial – buscando solucioná-las por meio de mensagens, posts ou publicações em outras plataformas, como um blog.

4 – Evite textos em excesso

Um bom texto é fundamental para o sucesso de qualquer fanpage. O excesso de conteúdo escrito, no entanto, pode fazer mas mal do que bem ao seu negócio.

Para evitar exageros, procure utilizar fotos e vídeos em sua fanpage. Além de auxiliarem na composição de conteúdo, as ferramentas multimídia costumam gerar maiores engajamentos entre os usuários do Facebook – ajudando a impulsionar sua publicação de maneira orgânica e gerando resultados positivos à sua empresa.

5 – Impulsione as melhores publicações

O impulsionamento é uma ferramenta imprescindível para quem deseja ter sucesso no Facebook para pequenas empresas e obter excelentes resultados com a fanpage da sua empresa. Afinal, é a partir do impulsionamento que posts importantes são distribuídos em maior escala aos usuários do Facebook – aumentando o impacto da publicação.

Por isso, considere impulsionar, periodicamente, postagens que considere importante ou posts que possam estar gerando alto engajamento. O serviço é pago diretamente ao Facebook e pode gerar resultados excelentes para seu negócio.

Para ter sucesso neste investimento, entretanto, é fundamental segmentar de maneira precisa o público que você deseja atingir com o impulsionamento – evitando desperdícios de dinheiro e de tempo. Através de uma rápida pesquisa no Google você encontra diversas maneiras de segmentar de forma correta o seu público.

Se você deseja aproveitar as ferramentas que a tecnologia oferece para levar sua empresa  para alavancar seu negócio, criar uma fanpage no Facebook é uma das etapas mais importantes desta caminhada. Seguindo estas 5 dicas valiosas, no entanto, ficará muito mais fácil colher bons resultados e impulsionar o crescimento da sua empresa!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade