Home office é produtivo para os funcionários?

Com as novas tecnologias de informação, o ato de se comunicar fica cada vez mais fácil! E essa facilidade na comunicação promove a diversidade nas formas de trabalhar, como o home office.

Muitas empresas permitem que os funcionários realizem serviços em casa, mas algumas organizações ainda possuem receio com relação a essa prática. Porém, o home office está em expansão e é uma tendência no mercado de trabalho. Ele pode trazer vários benefícios para as empresas e para os funcionários!

Antes de se adotar o home office, é preciso que a organização realize treinamentos em seus funcionários para que eles possam se comprometer integralmente com esse novo método de trabalho. Estruturar uma política empresarial que contenha regras e normas sobre o home office é uma maneira de auxiliar os funcionários a se guiarem.

Um dos grandes problemas do home office para as empresas é a falta de comunicação contínua com o funcionário. Mas nem sempre isso significa resultados inferiores. Existem diversas maneiras de se manter em contato com os profissionais que trabalham em casa, como, por exemplo, relatórios de atividades, reuniões periódicas e avaliações de desempenho dos funcionários.

As principais vantagens de usar o home office

Flexibilidade é a palavra-chave

Uma das maiores vantagens do home office para os profissionais é a flexibilidade. Ao trabalhar em casa é possível organizar suas tarefas de acordo com o tempo disponível e com as atividades a serem realizadas ao longo do dia. Além disso, os imprevistos não passam mais a serem vistos como vilões, pois será possível reajustar o seu horário de trabalho sem a necessidade de falar com o chefe. Porém, vale lembrar que a flexibilidade deve ter limites! É preciso que a empresa deixe claro quais os serviços devem ser realizados ao longo do dia, a importância de cada tarefa e em qual o horário devem ser entregues. Assim, o funcionário não ficará perdido sobre as tarefas que deve realizar, e irá cumpri-las no tempo correto!

Redução do estresse

Um dos grandes problemas das empresas atualmente é o estresse dos funcionários. Seja pelo trânsito ou pela falta de harmonia com alguns colegas de trabalho, o estresse está presente nos ambientes de trabalho e pode vir a contagiar toda a empresa! Quando feito de maneira estruturada, o home office contribui para que esse estresse seja reduzido, porque cada funcionário está trabalhando em um local que ele mesmo escolheu, e contando com plataformas adequadas para que a comunicação não seja prejudicada. Além disso, os profissionais estarão em ambientes aconchegantes e relaxados, o que diminui as chances de estresse. Mas não pense que o home office é somente alegria. A sobrecarga de atividades ou a falta de comunicação, nos casos mais graves, podem vir a trazer um estresse maior que o trânsito. É preciso estar preparado!

Otimização das atividades

Com o home office as empresas conseguem uma maior otimização das atividades. De acordo com pesquisas, trabalhar em casa pode aumentar significativamente a produtividade dos funcionários. Com uma maior produção, será possível delegar mais tarefas e, com isso, produzi-las em um menor tempo.

Quando apostar no home office

Empresa em reforma

Muitas empresas necessitam passar por reformas durante seu funcionamento, seja devido a infraestrutura, seja por falta de espaço, ou qualquer outros motivos que provoquem a necessidade imediata de mudança. Reformas causam uma grande desordem, além do barulho constante. Por isso, uma ótima opção para que seus funcionários não sejam expostos a essas condições é o home office!

Problemas internos

Todas as organizações passam por imprevistos! Por isso, é importante que os gestores tomem algumas medidas nessas situações, como utilizar o home office. Através dele será possível que os funcionários realizem os serviços necessários, apesar dos problemas da empresa.

Além de ter conhecimentos sobre quais os momentos mais propícios para se utilizar o home office, é importante que as empresas conheçam seus benefícios e vejam como ele poderá auxiliá-las. Os gestores precisam estar certos sobre a tomada dessa decisão, pois somente assim os funcionários estarão seguros ao realizar os serviços sem a necessidade uma fiscalização frequente.

Vale lembrar que o home office é uma nova tendência, por isso não é utilizado com grande frequência pelas empresas. Ao contrário do que muitos gestores pensam, o home office não é o vilão! Ele pode ser o principal aliado da produtividade caso seja bem implantado e tenha regras que sejam cumpridas.

E na sua empresa, os colaboradores fazem home office? Então conte para a gente como foi sua experiência!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade