Negócios em expansão: 6 maneiras de crescer sua empresa

Com o empreendimento já consolidado, expandir é seu caminho mais natural. Como esse momento é um marco na história da empresa, definir a forma como ele irá acontecer é decisivo: são diversas as possibilidades, e a escolha certa determinará o sucesso do processo de crescer sua empresa.

Então, alie sua disposição às 6 maneiras aqui elencadas e tenha muito sucesso nessa nova etapa!

1. Oferecer novos serviços e produtos

Sua empresa já conta com audiência e os negócios vão bem. Uma forma de expandir, então, é aproveitar sua credibilidade diante da clientela e ampliar a gama de produtos e de serviços atualmente oferecidos. Com essa expansão, são alcançados dois importantes benefícios: aumentar a lucratividade do seu negócio e otimizar o tempo do cliente.

Isso porque, ao encontrar mais artigos e/ou serviços em um mesmo lugar, o consumidor tem seu tempo melhor aproveitado. E, em uma época como a de hoje, na qual agilidade e praticidade são valores agregados, proporcionar variadas alternativas tem o poder de conquistar e fidelizar o comprador.

2. Formar parcerias

Parcerias estratégicas permitem expandir os negócios com muitas vantagens. A empresa que adere a esse modelo de crescimento precisa ter em mente que, para ser eficiente, lucrativo e duradouro, esse tipo de troca deve contar, sobretudo, com um forte planejamento.

Só assim será possível associar as marcas de maneira que uma complemente a outra, e que em nada elas concorram. Pois, ao estabelecer parcerias, o que se pretende é aliar o expertise próprio ao de uma outra empresa capaz de contribuir com sua projeção no mercado, qualidade, capacidade de divulgação ou o que mais representar valor.

3. Expandir por meio de franquias

Essa é uma opção para quem já tem processos bem definidos, uma imagem forte no mercado e quer compartilhar ambas as conquistas. Além de, é claro, lucrar com tal tomada de ação. O capital investido quando se opta por crescer o negócio por meio de franquias é, em grande parte, menor que abrindo filiais, por exemplo.

Afinal, os custos envolvidos na operação serão partilhados com os franqueados. As vantagens de expandir sua marca franqueando-a são ainda maiores, pois incluem agregar à sua empreitada a força de outros empreendedores, que estarão tão comprometidos quanto você em fazer as coisas darem certo.

Os cuidados, nesse caso, devem ficar por conta de:

  • Definir o perfil do seu franqueado ideal;
  • Capacitar os franqueados de forma que sejam capazes de reproduzir os processos e valores que fizeram sua empresa atingir ótimo desempenho;
  • Estabelecer metas para a expansão da marca;
  • Conservar a qualidade dos produtos/serviços que firmaram o seu negócio no mercado;
  • Determinar condutas e padrões a serem seguidos pelas unidades franqueadas;
  • Criar canais de interação que possibilitem dar todo o suporte a seus franqueados.

Essas são as principais práticas que o empreendedor deve adotar ao apostar na expansão por meio de franquias — sempre visando a manutenção da qualidade, já que a imagem da empresa que mantém franquias passa também a ser responsabilidade de cada uma das franqueadas.

4. Abrir uma filial

Para o empresário que acredita ser melhor crescer sua empresa nos mesmos moldes que já definiram o atual sucesso, abrir filiais é o rumo a seguir. Para programar-se a fim de concluir com êxito essa empreitada, é preciso ter em mente os seus custos e o impacto que eles terão sobre o negócio como um todo.

Uma filial exigirá um novo espaço físico, o que demandará gastos com aluguel (se a empresa não contar com imóveis em seu patrimônio), além das demais despesas inerentes ao cotidiano de um negócio. Entre esses gastos, somam-se os com água, luz, funcionários, seguros, dentre outros.

O privilégio reservado para o empresário que opta por esse tipo de crescimento fica por conta da manutenção do controle sobre o seu negócio. O que é considerado essencial pelos empreendedores que não desejam abrir mão de administrar com completa autonomia.

5. Crescer com a internet

Presença digital é essencial, nos dias atuais. Portanto, independentemente da maneira escolhida para crescer sua empresa, é indispensável que ela esteja presente na internet. Nesse canal global, cujo alcance é ilimitado — porém, mensurável —, todo e qualquer comércio ou empresa de serviços pode se beneficiar.

Para firmar cada vez mais a marca no mercado, interagir com a clientela e tornar-se referência em determinada área, use as mídias digitais a favor da expansão do seu negócio. São vários os canais para isso: LinkedIn, Facebook, Twitter, Youtube, Google +…

Outra dica aqui é criar um site dinâmico, com interface amigável, programado também para as tecnologias mobile. Sites aptos a responder aos diferentes dispositivos móveis — smartphones, tablets, etc. — são especialmente necessários quando se trata de marcar presença digital. Afinal, o brasileiro está hiperconectado, a partir do uso do smartphone.

Para aproveitar ao máximo os recursos disponibilizados pela internet e sua ampla abrangência, é valioso criar um blog, além de um site. Com assuntos atrativos, de interesse do seu público, que vá transformando você em referência no meio em que sua empresa atua.

Invista em conteúdo, em textos bem escritos e em assuntos escolhidos de acordo com aquilo que interessa ao seu público-alvo. Tudo isso faz parte de uma boa estratégia de marketing digital e trará um excelente resultado: proporcionar visibilidade ao seu site — e, é claro, ao seu negócio. Isso significa que, ao fazer uma busca relacionada ao seu negócio, o potencial cliente encontrará sua marca destacada entre as demais.

6. Expandir os horários e dias de atendimento da sua empresa

Se houver demanda comprovada para que sua empresa atue em horários e dias nos quais usualmente ela fica fechada, aproveitá-los é um jeito de expandir os negócios. Fazer isso permite que o empresário — utilizando as mesmas instalações e com pessoal reduzido nos períodos de menor afluxo de clientes — aumente seus lucros.

A necessidade de crescer sua empresa a leva a processos de transformação, que devem ser executados com toda a cautela. Lembre-se de que, para ser sustentável, é preciso que o desenvolvimento da empresa ocorra com muita organização. Tomar esses cuidados é essencial para tornar sua expansão um caso de sucesso!

E então? O que achou dessas sugestões? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade