O que é Centro de Custo e quais as vantagens

Se você é um empreendedor ou tem interesse em abrir uma empresa já deve saber que administrar um negócio no Brasil não é uma tarefa fácil. Além de toda a burocracia que envolve a administração de uma empresa, a falta de conhecimento de parte dos empreendedores sobre como gerenciar todos os setores do negócio pode prejudicar – e muito – a saúde de qualquer companhia.

 

Existem, no entanto, algumas técnicas e ferramentas que podem ajudar o administrador a superar este desafio e fazer a empresa crescer e se destacar em um mercado cada vez mais concorrido e com consumidores cada vez mais exigentes. Uma destas ferramentas é o centro de custos.

 

No artigo de hoje, você descobrirá o que é centro de custo, quais seus benefícios e como implementá-lo na sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

 


 

O que é e como funciona o Centro de Custo?

 

O centro de custo é uma técnica que permite separar uma determinada empresa em diversos setores – de maneira autônoma – para que eles tenham uma administração financeira própria, com receitas e despesas específicas a cada departamento. A soma de todos os centros de custos de uma companhia, portanto, representa o todo do negócio.

 

Além dos departamentos, o centro de custo também pode representar um projeto específico do negócio, tendo sempre como objetivo principal agrupar receitas e despesas relacionadas a apenas uma determinada parte da companhia – promovendo uma maior autonomia de cada setor da empresa quanto à geração de receitas e aplicação de recursos e despesas.

 

Uma empresa, por exemplo, pode criar um centro de custo para o departamento de recursos humanos, outro centro e custo para o departamento de marketing e publicidade, um outro para o setor comercial, entre outros. O gerenciamento é realizado de maneira fragmentada – facilitando a organização financeira; se somados, no entanto, os centros de custos resultando nas despesas e lucros totais da companhia em um determinado período.

 

Quais as vantagens de utilizar o Centro de Custos?

 

Por meio da divisão financeira dos custos e lucros de uma empresa em centro de custos, é possível obter um resumo financeiro da estrutura empresarial como um todo. A partir deste demonstrativo, fica mais fácil verificar a saúde financeira de cada departamento, suas necessidades e forças – destinando uma determinada quantidade de verba para cada setor e definindo a contribuição de cada departamento em relação aos lucros.

 

Como resultado desta dinâmica, a empresa consegue ter um controle financeiro muito mais eficiente, além de um melhor desempenho no negócio como um todo – uma vez que todos os departamentos terão metas a serem cumpridas e sua autonomia em relação aos ganhos e gastos. Sem a aplicação do centro de custo, por outro lado, o empreendedor pode ter dificuldades em gerenciar o negócio, que tendem a causar um “efeito dominó” na saúde financeira e organizacional de qualquer empresa – trazendo riscos à companhia.

 

Como definir e implementar o Centro de Custo?

 

A definição do centro de custo é particular de cada negócio, e pode variar de acordo com a necessidade e a estrutura da empresa. É importante que o gestor saiba, no entanto, que qualquer empresa – seja ela pequena, média ou grande – pode implementar o centro de custos a qualquer momento.

 

Se você tiver uma pequena empresa, por exemplo, pode ser muito conveniente implementar centros de custos em cada departamento, a fim de controlar melhor a entrada e saída do dinheiro. Você pode, por exemplo, criar um centro de custo para a administração, outro para o setor comercial e um terceiro para o departamento de marketing e publicidade.

 

A partir desta definição, basta atribuir as despesas – para cada cento de custo – em categorias e mensurar custos e lucros de cada um dos departamentos. Desta maneira, você conseguirá ter uma visão mais holística dos gastos de cada setor e o quanto ele contribui – ou pode contribuir – para o crescimento do negócio.

 

Se você tem uma empresa e ainda não implementou o centro de custos no dia a dia corporativo, talvez seja o momento de pensar na possibilidade de utilizar esta técnica em favor do seu negócio. Afinal, esta é mais uma ferramenta que o empreendedor pode utilizar para deixar sua empresa mais organizada e fomentar o crescimento saudável e controlado do negócio.

 

Agora que você já sabe o que é centro de custo e como utilizá-lo em favor da sua empresa, que tal aprender a calcular o lucro da sua micro ou pequena empresa e manter as finanças sempre sob seu controle? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

 

Leia também:

Fluxo de Caixa: Tudo que você precisa saber

Centro de custo: entenda as vantagens dessa ferramenta para a gestão do seu negócio

Materiais educativos 

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade