Orçamento mensal: como controlar as contas que causam impacto negativo nas PMEs

Manter as contas em dia é o sonho de qualquer um, não é mesmo? Seja pessoa física ou jurídica, todos desejam estar em dia com suas obrigações financeiras e passar bem longe dos órgãos de proteção ao crédito e a todos as outras complicações que surgem quando o assunto é estar endividado.

Esta tarefa, no entanto, pode não ser tão simples de ser realizada no âmbito das pequenas e médias empresas (PMEs) que, por dificuldades diversas ou simplesmente desorganização financeira, não conseguem cumprir com suas obrigações e acabam atrasando as contas, impactando negativamente a empresa como um todo.

Por isso, no artigo de hoje, você vai entender um pouco mais sobre a importância do orçamento mensal e do controle das finanças empresariais para as PMEs e descobrir por que vale a pena manter as contas da sua empresa sempre em dia.

Vamos lá?

O que é o orçamento mensal?

O orçamento mensal empresarial nada mais é que uma ferramenta de planejamento financeiro que tem como objetivo auxiliar o empresário a manter as contas da sua empresa em dia. É por meio do orçamento mensal que o gestor identifica a quantia necessária para pagamento de contas, compra de itens necessários para o funcionamento do negócio, entre outras despesas diversas inerentes à companhia.

Além disso, um bom orçamento mensal também contempla uma projeção de recebimentos para aquele determinado período. Desta maneira, a empresa consegue planejar-se para quitar todas as suas obrigações mensais no período, se antecipar a algum imprevisto – como uma despesa extra ou o atraso no pagamento por parte de algum cliente – e manter seu caixa sempre positivo.

Orçamento mensal: um item indispensável para qualquer empresa!

Imagine, por exemplo, que você tem um fluxo de recebimentos abastecendo seu caixa todo dia 15, mas precisa pagar fornecedores e funcionários todo dia 10. Sem um orçamento mensal eficiente e um bom planejamento financeiro você poderá ter problemas para quitar suas obrigações mensais, comprometendo a saúde financeira do seu negócio.

E é exatamente por isso que o orçamento mensal é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa. Um negócio que caminha sem rédeas no âmbito das finanças e deixa as contas se acumularem todos os meses não demora a sentir os impactos negativos da falta de planejamento e pode estar fadado ao fracasso.

Além disso, as contas em atraso tendem a acumular juros e multas – que incidem sobre o débito até a quitação do mesmo, o que pode resultar em uma grande “bola de neve”, levando sua empresa ao desequilíbrio financeiro que, se não for corrigido a tempo, pode comprometer todo o negócio.

Se você ainda não mantém o hábito de manter um orçamento mensal empresarial organizado, talvez seja a hora de rever sua rotina quanto à administração do dinheiro do seu negócio.

Como organizar as contas mensais?

Apesar de não ser uma tarefa tão simples para as empresas, organizar as contas mensais de uma PME também não é um bicho de sete cabeças. Atualmente existem uma série de ferramentas que podem auxiliar o administrador a manter um bom planejamento financeiro e um orçamento mensal bem elaborado.

Entre as ferramentas disponíveis para um melhor controle financeiro empresarial e planejamento financeiro estão os softwares e sistemas online de gerenciamento financeiro, como o Controlle. Por meio de uma plataforma objetiva, prática e intuitiva é possível controlar as finanças da sua empresa, organizar pagamentos, criar relatórios gerenciais e manter o financeiro do negócio sempre em dia.

Como eliminar as contas atrasadas?

Um planejamento adequado, cujo foco é eliminar contas que possam estar atrasadas é fundamental para evitar impactos negativos na sua empresa. Porém, se o seu negócio já se encontra em um processo de acúmulo de contas em atraso, saiba que é possível sair desta situação!

O primeiro passo para eliminar as contas atrasadas é manter um bom controle de caixa. Invista na construção de um orçamento mensal eficiente, aposte no planejamento financeiro e esteja sempre atento ao fluxo de entrada e saída de dinheiro da sua empresa.

Após a adoção de hábitos saudáveis de organização e gestão financeira empresarial é hora de colocar as contas em dia: planeje o fluxo de caixa do seu negocio para os próximos meses e dê atenção especial às obrigações que estão em atraso. Além disso, sempre que possível, negocie prazos, valores e possíveis multas e juros com seus credores.

Contar com um sistema de gestão financeira online também pode ser muito útil na hora de colocar as contas da empresa em dia. Você pode se surpreender com os resultados positivos que um bom sistema online pode lhe trazer!

Planejamento financeiro: a melhor opção!

Quitadas as contas atrasadas, não se esqueça de manter o planejamento financeiro da sua empresa sempre atualizado, alinhado às metas e objetivos da empresa no curto, médio e também no longo prazo. Mantenha o controle da movimentação financeira do seu negócio e trabalhe para conquistar, todos os meses, um caixa sempre positivo para sua empresa.

Com organização, planejamento e uma gestão financeira eficiente você conseguirá controlar as contas da sua empresa e preservá-la sempre no caminho do sucesso e do crescimento!

Gostou do artigo de hoje sobre orçamento mensal e planejamento financeiro? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então deixe seu comentário aqui no post!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade