Pós-venda: você está fazendo isso certo?

As vendas são um dos aspectos mais importantes para o seu negócio, independente de ser uma micro, pequena ou grande empresa, mas a importância do pós-venda também é significativa e pode fidelizar muitos clientes. E como saber se você está fazendo isso certo? Neste post você vai ver como conduzir um bom processo de relacionamento com seus clientes e fazer um pós-venda campeão. Acompanhe:

Crie conteúdo relevante

Antes de oferecer serviços de pós-venda, tenha em mente que será necessário criar um conteúdo muito bom para que a clientela se interesse pelo que a sua empresa divulga e vende — pode ser um e-mail marketing, uma newsletter, posts para um blog, etc. Você pode terceirizar esse serviço ou pode contratar algum colaborador para ficar responsável por essa parte. O mais importante é que o conteúdo chame a atenção, não seja tão óbvio, agregue valor ao cliente e esteja com a ortografia impecável.

Peça e-mail e telefone dos clientes

Ao atender os clientes, oriente seus funcionários a pedir algumas informações sobre eles, como um pequeno cadastro, para dar continuidade ao seu relacionamento mesmo quando ele for embora da sua loja ou do seu site. Só tenha muito tato na hora de abordar os clientes para não ser muito invasivo ou insistente. Instrua seus vendedores a usarem toda educação ao atendê-los e conversar com eles.

Explique sempre que quer os dados para um feedback, para enviar as novidades da empresa, manter contato e ressalte que eles são guardados com sigilo e segurança. Dessa forma, os clientes ficam mais confortáveis em passar suas informações.

Crie um cadastramento

Para organizar os telefones, e-mails, datas de aniversário e demais informações sobre seus clientes, você precisa colocá-los de forma organizada. Você pode adquirir um sistema para isso ou usar o famoso Excel. Vai depender do momento atual da sua empresa para saber qual dos dois é mais viável financeiramente. A vantagem de contratar um sistema é que ele pode ser ainda mais simples de utilizar e ainda pode reunir muitas informações com mais organização e agilidade para você e sua equipe.

Categorize, se possível, cada cliente por área

Para direcionar o fluxo de e-mails marketing e newsletters, você precisa saber o interesse maior do cliente. Por esse motivo, na hora de recolher os dados, coloque na lista de perguntas “qual sua área de interesse?”. Assim você filtra os conteúdos e ofertas e não incomoda quem não quer ler sobre determinados assuntos. A segmentação de produtos ajuda bastante na conversão e na satisfação do cliente com o relacionamento que mantém com você.

Mande e-mails semanais ou mensais

É para fazer um pós-venda bonito, não para encher a caixa dos clientes de spam. Então, selecione uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal para enviar os e-mails e só faça as ligações quando houver uma oferta ou evento imperdível no seu estabelecimento. Dessa forma, você não cansa o cliente e ainda deixa uma pontinha de curiosidade quando fizer contato. As ligações devem ser mais esporádicas e os e-mails recorrentes — para que o cliente não esqueça de você.

Ligue avisando sobre ofertas e datas especiais

As ligações podem ser reservadas para momentos especiais, como aniversário do cliente, aniversário e comemoração da empresa, eventos grandes, promoções imperdíveis, etc. O ideal é designar uma pessoa simpática, educada, com boa diccção e eloquência para realizar essa tarefa. Lembre-se de instruir essa pessoa a ser formal e, ao mesmo tempo, acessível. O cliente pode ter muitas perguntas e essa é a hora certa de respondê-las, então é preciso estar preparado.

Crie um fórum on-line

Já pensou em criar um fórum de discussão sobre assuntos relevantes à sua marca e seus produtos? Você pode reunir seus clientes em um lugar só e eles podem interagir entre si, bem como com sua empresa! A desvantagem do fórum é que clientes insatisfeitos podem acabar causando um certo problema maior, mas basta caprichar no atendimento e instruir os funcionários em caso de conflito que a tendência é caminhar bem. A maior vantagem do fórum é que clientes satisfeitos sempre elogiam muito, indicam quais são os melhores vendedores, te mostram quais pontos falhos devem ser trabalhados nos produtos e serviços, etc., ou seja, um constante feedback — o que pode ser muito proveitoso. Você mesmo pode fazer parte do fórum para dar uma sensação de proximidade aos clientes.

Crie um blog ou um site

Criar um lugar onde seus clientes podem ter conteúdo interessante e de qualidade, é uma ótima maneira de mantê-los por perto e informá-los sobre sua empresa e seus serviços. Para criar um blog ou um site (com postagens recorrentes), é preciso ter qualidade no conteúdo. Como sugerimos anteriormente, você pode terceirizar o serviço ou contratar alguém especializado para fazer essa tarefa. A ideia é manter um canal que ajude o cliente e ao mesmo tempo seja relevante para a sua empresa. Fazer listas, dar dicas e informar sobre temas relacionados estão entre os artifícios mais utilizados para atrair os clientes pela internet.

Você já investe no pós-venda no seu negócio? Tem algumas dicas legais para compartilhar com a gente? Deixe um comentário aqui no blog!

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade