Como sua estratégia empresarial pode ser influenciada pelas finanças?

Quando alguém começar a planejar uma estratégia de marketing digital, inevitavelmente chegará um momento em que precisará prestar atenção nos gastos que terá. Ai começam os mais diversos problemas: às vezes, seja por desconhecimento ou descuido, muitos gastos são deixados de lado.

 

Às vezes, largam o planejamento por acreditarem que fazer marketing nas redes sociais seria gratuito. Às vezes não pensam muito bem e acabam criando um plano irreal, com gastos muito menores do que os possíveis de serem executados. Também é comum não conhecer bem os objetivos e resultados que podem ser alcançados e acabar julgando mal o retorno obtido pelos investimentos realizados.

 

Uma estratégia sem um controle financeiro, tanto de gastos quanto de resultados, nunca será útil para sua empresa. Então conhecer seus gastos e ganhos influencia diretamente em seu planejamento. Quer saber quais são esses gastos e ganhos e como eles fazem a diferença?

 

Os custos de uma estratégia

A primeira coisa a se pensar quando estiver traçando seus planos para seu marketing são os custos que você sempre terá. Manter seu blog, com um domínio (o endereço de sua página) profissional e um layout sempre atualizado não será gratuito. Você precisará investir nisso.

 

Além disso, produzir conteúdo de qualidade e materiais para conquistar o interesse de seus possíveis clientes também deve ser levado em conta. Quando você pensou que era só ter um blog, acabou cogitando usar um serviço gratuito, não é? E existem tantos por aí, então por que estamos falando que você precisa pensar em um pago? Você realmente precisa de um deles e desse gasto? Um serviço pago, normalmente, terá uma qualidade muito maior. Além disso, te permitirá mais customizações, dará uma aparência mais profissional e passará mais credibilidade. Também contará com um suporte melhor, o que pode fazer toda a diferença.

 

Pense comigo, você precisará para começar o seu blog/site:
● Um domínio
● Um template para seu site/blog
● Um servidor
● Produzir conteúdo e materiais

 


 

Divulgando seus esforços!

Depois de ter tudo isso pronto, chegará o momento de divulgar sua empresa. É agora que você escuta que anunciar no Facebook é grátis e que é só posicionar sua página no primeiro lugar do Google que tudo está resolvido. Mas não é bem assim que funciona!

 

Se você não for um especialista em SEO, pode ser que precise da ajuda de um especialista. E nem sempre você terá um amigo que entende tudo das boas práticas! Assim, contratar alguém para realizar essa tarefa será um gasto necessário. Só assim você conseguirá alçar seu blog e seu site para as primeiras posições do Google.

 

E por mais que publicar no Facebook seja gratuito, alcançar toda sua base de fãs e atingir novos públicos não é. Cada publicação atinge em média 6% da sua base de fãs. Para aumentar isso, você terá que fazer o quê? Pagar! E criar um anúncio com seus materiais para mostrar seu conteúdo para mais pessoas. Você precisará investir um valor que nem sempre será baixo.

 

O orçamento também afeta as metas

Outro ponto a se considerar é se você está um pouco abaixo da meta de leads de um determinado mês. Aí abre sua planilha de orçamento e vê que ainda tem 20% dele para gastar. Será que você poderia usar esse dinheiro para fazer mais anúncios e gerar as oportunidades que faltam? Imagina se você não tivesse esse controle?

 

Outra possibilidade: você está acompanhando os resultados das suas campanhas. Ao ler os relatórios, nota que um dos anúncios está performando muito bem e trazendo um retorno altíssimo. Será que não valeria a pena investir um pouco mais nesse anúncio, mesmo que estourasse o orçamento? Se você não medir os seus resultados e controlar seu orçamento, nunca vai saber disso!

 

Concluindo

Ter um controle de toda a parte financeira de sua estratégia, seja dos gastos que você está tendo ou dos ganhos que estão sendo obtidos, é fundamental. Com isso, você terá mais flexibilidade para explorar melhor seus anúncios, otimizar seus esforços e buscar sempre alcançar os objetivos que sua empresa precisa. Então, não perca um minuto sequer e comece a se organizar a calcular tudo o que você está gastando e ganhando! E claro, se tiver qualquer dúvida, só comentar!

 

Autor

Guido Pinto Coelho é especialista em inbound marketing da Rock Content. Formado em comunicação social mas com experiência em medicina veterinária, agências de publicidade e jogos virtuais, sabe bem a importância dos resultados em uma estratégia de marketing.

Outros artigos:

Fluxo de caixa e DRE, entenda a diferença

Fluxo de caixa: Tudo o que você precisa saber

O que é Centro de Custo e quais as vantagens de usá-lo em sua empresa

Materiais educativos 

Sistema de controle financeiro

Deixe seu comentário
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade